Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Grupo da Universidade de Michigan visitará Escola de Teatro da UNIRIO

Grupo da Universidade de Michigan visitará Escola de Teatro da UNIRIO

por Comunicacao UNIRIO publicado 19/04/2016 14h20, última modificação 20/04/2016 13h17

Pelo quarto ano consecutivo a UNIRIO recebe a visita de um grupo de estudantes de Michigan (EUA) que virá participar de diversas atividades de ensino e extensão promovidas pela Escola de Teatro, entre os dias 17 e 25 de maio.

O grupo, formado por 18 alunos e pela professora Ashley Lucas, acompanhará as atividades dos programas de extensão Teatro Renascer, Teatro em Comunidades, Cultura na Prisão, Núcleo de Ensino do Teatro, Hospital como Universo Cênico e Enfermaria do Riso, e participará de aulas ministradas em disciplinas de graduação da Escola de Teatro.

A recepção será feita no dia 17 de maio, pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Aiub, e pelas anfitriãs Natalia Fiche, Marina Henriques e Carmela Soares – todas professoras da Escola.

A agenda da visita inclui o II Seminário Internacional de Teatro, Enclausuramento e Práticas Comunitárias, que acontecerá entre os dias 23, 24 e 25 de maio, no Centro de Letras e Artes (CLA). No primeiro dia de evento, às 17h, haverá exibição do documentário Cativas: presas pelo coração (Joana Nin, 2015), seguida de debate com a diretora do filme.

Já no dia 24, às 17h, a mesa-redonda Arte nas Prisões reunirá convidados envolvidos com projetos culturais em presídios. Fechando a programação, no dia 25, às 19h, a peça de teatro O Visitante atrás das grades (Doin’ Time: Through the Visiting Glass), escrita por Ashley, será apresentada pela própria autora, com participação da professora da Escola de Teatro Marina Henriques, na Sala Roberto de Cleto. A peça, que reúne uma série de depoimentos de parentes de pessoas encarceradas nos Estados Unidos, será apresentada em inglês, espanhol e português. Confira a agenda completa da visita.

Parceria

A vinda dos estudantes é viabilizada por acordo de mútua cooperação firmado em 2012 entre a UNIRIO e a Universidade de Michigan. De lá para cá, a Escola de Teatro tem recebido anualmente a visita de alunos da instituição americana e, nos últimos dois anos, também enviou alunos e professores para participação em atividades de lá.

Em Michigan, a professora Ashley Lucas coordena o Prison Creative Arts Project, fundado em 1990 com o objetivo de estimular a expressão criativa de encarcerados, seja por meio do teatro, da dança, da música, da literatura ou das artes visuais. As visitas ocorrem no âmbito do programa Theatre and Incarceration, também liderado por Ashley, por meio do qual os estudantes da instituição viajam para diversas partes do mundo – inclusive o Brasil.

A Escola de Teatro se localiza no CLA (Av. Pasteur, 436, Urca).

Outras informações pelo telefone (21) 2542-3128. 

registrado em: ,

Acesso a Informação Capes CNPQ