código do Google analytics Fórum de Psicanálise e Cinema encerra programação de 2016 com ‘O visitante’ — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Fórum de Psicanálise e Cinema encerra programação de 2016 com ‘O visitante’

Fórum de Psicanálise e Cinema encerra programação de 2016 com ‘O visitante’

por comunicacao — publicado 22/11/2016 08h35, última modificação 22/11/2016 11h03
Sessão será realizada na próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, a partir das 18h, no auditório Vera Janacopulos, no campus da Reitoria.

A próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, será a última sessão do ano do Fórum de Psicanálise e Cinema. Para fechar com chave de ouro a programação do evento, será apresentado O Visitante, de Tom McCarthy. A exibição do filme, que começa às 18h no auditório Vera Janacopulos, será seguida de análise e debate. 

Reconhecido em diversos festivais internacionais, o longa-metragem tangencia o estado paranoico do pós-11 de setembro e vai além das questões políticas ou da discussão étnico-cultural. Emocionante, sem ser dramático, O Visitante acompanha como a relação de Walter –  vivido pelo premiado Richard Jenkins –, com seus inquilinos, transforma completamente sua vida monótona e vazia. Também faz parte do elenco a atriz árabe-israelense Hiam Abbass, conhecida no Brasil por Lemon Tree

Após a exibição, haverá uma análise psicanalítica do filme, realizada pelo psicanalista Neilton Silva, e uma análise cultural, comandada pela professora da UNIRIO Ana Lúcia Castro. A entrada é franca.

O Fórum de Psicanálise e Cinema retornará as atividades em março de 2017. Mais informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com

O auditório Vera Janacopulos fica na Av. Pasteur, 296 – Urca.

O projeto 

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes. 

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio