Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Fórum de Psicanálise e Cinema encerra programação de 2016 com ‘O visitante’

Fórum de Psicanálise e Cinema encerra programação de 2016 com ‘O visitante’

por Comunicacao UNIRIO publicado 22/11/2016 09h35, última modificação 22/11/2016 12h03

A próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, será a última sessão do ano do Fórum de Psicanálise e Cinema. Para fechar com chave de ouro a programação do evento, será apresentado O Visitante, de Tom McCarthy. A exibição do filme, que começa às 18h no auditório Vera Janacopulos, será seguida de análise e debate. 

Reconhecido em diversos festivais internacionais, o longa-metragem tangencia o estado paranoico do pós-11 de setembro e vai além das questões políticas ou da discussão étnico-cultural. Emocionante, sem ser dramático, O Visitante acompanha como a relação de Walter –  vivido pelo premiado Richard Jenkins –, com seus inquilinos, transforma completamente sua vida monótona e vazia. Também faz parte do elenco a atriz árabe-israelense Hiam Abbass, conhecida no Brasil por Lemon Tree

Após a exibição, haverá uma análise psicanalítica do filme, realizada pelo psicanalista Neilton Silva, e uma análise cultural, comandada pela professora da UNIRIO Ana Lúcia Castro. A entrada é franca.

O Fórum de Psicanálise e Cinema retornará as atividades em março de 2017. Mais informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com

O auditório Vera Janacopulos fica na Av. Pasteur, 296 – Urca.

O projeto 

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes. 

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento.


Acesso a Informação Capes CNPQ