código do Google analytics Filme sobre sanfona típica da cultura nordestina abre mostra artística do IVL — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Filme sobre sanfona típica da cultura nordestina abre mostra artística do IVL

Filme sobre sanfona típica da cultura nordestina abre mostra artística do IVL

por comunicacao — publicado 13/12/2013 15h00, última modificação 16/12/2013 08h50
‘Com respeito aos oito baixos’, de Léo Rugero, será exibido na segunda-feira, 16 de dezembro, dentro da programação da Mostra de Atividades Pedagógicas e Artísticas (Mapa)

O filme Com respeito aos oito baixos, de Léo Rugero, será exibido nesta segunda-feira, 16 de dezembro, na Sala Alberto Nepomuceno do Instituto Villa-Lobos (IVL), dentro da programação da Mostra de Atividades Pedagógicas e Artísticas (Mapa).

Após a exibição, haverá show com o diretor do filme, compositor e multi-instrumentista.

Com respeito aos oito baixos mostra a influência da sanfona de oito baixos na cultura nordestina e retrata, entre outros aspectos, sua importância como instrumento solista em bailes, o aprendizado do instrumento, os repertórios tradicionais e o deslocamento de sanfoneiros para o Sudeste do país, em função do sucesso de Luiz Gonzaga.

As filmagens, nos estados do Rio de Janeiro, Paraíba e Pernambuco, acompanharam o trajeto que norteou a pesquisa de campo feita para a dissertação “Com Respeito aos Oito Baixos – Um Estudo Etnomusicológico sobre o Estilo Nordestino da Sanfona de Oito Baixos”, desenvolvida por Léo Rugero entre 2009 e 2011 na Escola de Música da UFRJ. O projeto do filme foi contemplado pelo “Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga 2012”.

A sessão terá início às 13h, com entrada franca. O IVL se localiza na Avenida Pasteur, 436, Urca.

registrado em: Eventos, Música, IVL