código do Google analytics Exposição retrata a alma carioca nas obras de Luis Fernando Veríssimo — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Exposição retrata a alma carioca nas obras de Luis Fernando Veríssimo

Exposição retrata a alma carioca nas obras de Luis Fernando Veríssimo

por comunicacao — publicado 11/03/2014 10h50, última modificação 12/03/2014 13h23
Organizada pela Biblioteca Central, mostra retrata parte da vida e obra do escritor gaúcho. Inauguração, no dia 12 de março, integra evento que celebrará na UNIRIO o Dia do Bibliotecário

No próximo dia 12 de março, a Biblioteca Central da UNIRIO inaugura a exposição “A alma carioca em Luis Fernando Veríssimo”, que retrata parte da vida e obra do escritor gaúcho, com foco em sua percepção sobre o pensamento e modo de viver dos moradores do Rio de Janeiro.

A mostra reúne painéis, vídeos, livros e jogos interativos, com textos também em versão braille. A iniciativa é uma ação do Programa de Extensão da Biblioteca Central, com o objetivo de incentivar o hábito de leitura entre jovens.

A exposição integra o evento que celebrará na UNIRIO o Dia do Bibliotecário, organizado em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-7), UFRJ e UFF, entre outras instituições.

A programação terá início às 13h, no Auditório Vera Janacopulos (Av. Pasteur, 296, Urca), com a participação do professor da UNIRIO e presidente do CRB-7, Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda, e de representantes do Conselho Federal de Biblioteconomia e do Sindicato dos Bibliotecários do RJ. A abertura contará também com a presença da diretora da Biblioteca Central da UNIRIO, Márcia Valéria Costa, e da diretora do Sistema de Bibliotecas da UFRJ, Paula Mello.

Irão proferir palestras os professores Heloisa Leite, da UFRJ (“Ética, sempre necessária”), e Richard Fonseca, da FGV (Convicção ou responsabilidade: dilemas éticos no ambiente organizacional). Está prevista a participação, por videoconferência, da diretora para a área de bibliotecas das Embaixadas dos EUA no Brasil, Colômbia, Paraguai e Venezuela, Elenita Tapawan.

Após o encontro, às 17h, será inaugurada a exposição “A alma carioca em Luis Fernando Veríssimo”, na Biblioteca Central (Av. Pasteur, 436, Urca). Haverá leitura dramatizada de textos do cronista por estudantes da Escola de Teatro da UNIRIO.

A mostra ficará em cartaz até o dia 9 de maio, com visitação de segunda a sexta, das 10h às 22h.

registrado em: Eventos, Biblioteca Central