código do Google analytics Exposição na UNIRIO retrata o cotidiano das feiras livres — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Exposição na UNIRIO retrata o cotidiano das feiras livres

Exposição na UNIRIO retrata o cotidiano das feiras livres

por comunicacao — publicado 02/12/2013 14h30, última modificação 03/12/2013 07h54
Mostra “Hoje é dia de feira” será inaugurada nesta terça-feira, 3 de dezembro, no Espaço Cultural CCH, na Urca

Evento público que remonta aos tempos antigos, as feiras livres são o tema da mostra “Hoje é dia de feira”, que será inaugurada no dia 3 de dezembro, no Espaço Cultural CCH, na Urca. A exposição pretende retratar o aspecto social das feiras e o que elas propiciam como experiência multissensorial e cultural.

Os visitantes terão oportunidade de observar as mudanças ocorridas ao longo da história, saber mais sobre a vida do feirante – personagem principal das feiras – e refletir sobre as relações que ocorrem nesses espaços.

A exposição é organizada por estudantes do curso de Museologia da UNIRIO, sob coordenação dos professores Helena Uzeda, Andrea Costa, Julia Moraes e Anaildo Baraçal. A atividade faz parte das disciplinas “Museologia e Comunicação IV” e “Museologia VI”, que a cada semestre promovem nova mostra, com temáticas variadas.

Na abertura da exposição, haverá uma mesa-redonda sobre dois temas: “Feira livre: o comercio que ainda resiste", com a participação da chefe de Inspeção de Feiras Livres da Prefeitura do Rio, Nívea Martins Gonçalves, e dos agentes de inspeção de controle urbano Wagner Coutinho Vasconcelos e Alexandre José Marques; e “Feira livre: organização, trabalho e sociabilidade", com a participação da professora da USP Leny Sato, autora do livro Feira Livre.

A mesa-redonda acontecerá no dia 3 de dezembro, às 14h30, no Auditório Paulo Freire (Av. Pasteur, 458, prédio do CCH, Urca). Já a exposição ficará aberta ao público entre os dias 4 a 20 de dezembro, das 10h às 20h, de segunda a sexta. A entrada é franca.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio