código do Google analytics Estudantes da UNIRIO são premiados em concurso de audiovisual da Andifes — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Estudantes da UNIRIO são premiados em concurso de audiovisual da Andifes

Estudantes da UNIRIO são premiados em concurso de audiovisual da Andifes

por Comunicação publicado 29/04/2022 12h43, última modificação 20/07/2022 13h35
Vídeo roteirizado e dirigido por Ighor Albuquerque, do curso de Licenciatura em Música, ficou com o terceiro lugar na premiação

"Nascer, crescer, existir, representar e ocupar. Ocupar a universidade federal, ocupar a federal que é nossa!". Assim tem início a narração do vídeo produzido por estudantes da UNIRIO e premiado com o terceiro lugar do 3º Concurso Audiovisual da Andifes. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira, 28 de abril, durante reunião do Conselho Pleno da Associação.

Com o tema “Universidade: Conhecimento e Cidadania”, o concurso teve como objetivo incentivar a produção de conteúdos audiovisuais que tenham como cerne narrativo o fortalecimento das universidades federais, por meio de perspectivas diferentes e criativas.

Autor do roteiro e diretor do vídeo, o estudante Ighor Albuquerque, do curso de Licenciatura em Música, conta que a intenção foi mostrar um pouco da realidade dos estudantes das universidades, através de um sonho durante a viagem de ônibus. "A ideia foi representar a nossa vida mesmo, de pegar ônibus com os amigos, dormir. E aí passa sempre pela cabeça o que já vivemos na faculdade e como isso molda a gente. Foi muito verdadeiro", explicou.

O estudante, que é músico e começou a trabalhar com audiovisual durante a pandemia, contou com a parceria de colegas da Universidade e de fora. Participaram da produção as alunas da UNIRIO Roberta Keller e Clarice Pessoa, da Licenciatura em Música, e Agnes Dyas, do curso de Direção Teatral; a aluna da UFRJ Amanda Braun; e Plinio Lenz, amigo de Ighor e autor da imagem aérea do Rio que aparece no vídeo.

Além de retratar parte de seu dia a dia, os estudantes buscaram reforçar a importância de estar numa universidade federal, o que se reflete no texto narrado pela aluna Agnes: Por que existe a universidade federal e por que defendê-la? Porque crescer, existir e representar num lugar democrático é bater o pé e relembrar à sociedade que, para além das distintas realidades, classes sociais e diferentes narrativas que existem em nosso Brasil, há um grito imparável dos excluídos.

"O concurso tinha esse tema, falar sobre a universidade como lugar de conhecimento e de cidadania. Então queríamos mostrar que não estamos lá de brincadeira. Que estamos construindo pensamentos e ideais muito importantes", resumiu Ighor, que representou o grupo na premiação da Andifes.

Assista ao vídeo:

No concurso, o primeiro e o segundo lugar foram conquistados, respectivamente, por Maria Vitória Saraiva Velozo, estudante da Universidade Federal do Cariri (UFCA), e por Lucas Daniel de Lima, estudante da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os vídeos vencedores podem ser visualizados no canal da Andifes no YouTube.

E não foi a primeira vez que a UNIRIO recebeu a premiação no concurso da Andifes. Em 2020, o primeiro colocado foi o vídeo dirigido pelo estudante Paulo Tépsis, do curso de Teatro, em parceria com estudantes da UFRJ e da UFF. Saiba mais: http://www.unirio.br/news/video-dirigido-por-estudante-da-unirio-vence-1o-concurso-audiovisual-da-andifes.

registrado em: Arte e Cultura na UNIRIO