código do Google analytics Estudantes de Museologia organizam exposição sobre o Museu Nacional — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Estudantes de Museologia organizam exposição sobre o Museu Nacional

Estudantes de Museologia organizam exposição sobre o Museu Nacional

por comunicacao — publicado 24/05/2019 12h40, última modificação 27/05/2019 10h27
Com o tema ‘O Museu Nacional vive em nós’, exposição curricular 2019.1 será inaugurada na próxima quarta-feira, 29 de maio

Na próxima quarta-feira, 29 de maio, será inaugurada a Exposição Curricular 2019.1 "Museu Nacional: O Museu que vive em nós", organizada pelos estudantes do sétimo período do curso de Museologia (turno integral) da UNIRIO.

A mostra, que ficará em cartaz até o dia 10 de junho, será inteiramente dedicada à trajetória do Museu Nacional, abordando aspectos históricos da instituição, sua importância na produção e divulgação científica brasileira. Também serão destacadas sua relação com o imaginário coletivo e suas importantes lutas enquanto instituição museológica.

Segundo os organizadores, o foco da exposição não será nos objetos, mas nas memórias afetivas dos visitantes. Alguns materiais são de coleções dos próprios alunos e professores, outros são reproduções fotográficas de documentos, jornais, pinturas que retratam os vários momentos arquitetônicos do Palácio de São Cristóvão, imagens do acervo, e também objetos do Instituto de Biociências da UNIRIO (do Herbário e do Departamento de Zoologia). A mostra contará também com peças do acervo da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional, que serão utilizadas nas atividades educativas.

A abertura da exposição será marcada por uma mesa-redonda com a participação de professores e profissionais ligados ao Museu: a arqueóloga Claudia Rodrigues, atual coordenadora do núcleo de resgate do acervo da instituição; o carnavalesco Cahê Rodrigues, responsável pelo enredo Uma noite real no Museu Nacional, da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense em 2018; e a professora da UNIRIO Luiza Ponciano, pesquisadora de PaleoInvertebrados no Museu. A mediação será de Andréa Costa, docente da UNIRIO e educadora na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional.

Confira a programação.

A mostra ficará em cartaz no Espaço Cultural do CCH (Av. Pasteur, 458, Urca), e a visitação será de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Sobre a exposição

A Exposição Curricular tem a curadoria dos alunos da turma do sétimo período do curso de Museologia, turno Integral. O trabalho é produto da disciplina Museologia e Comunicação IV, ministrada pelos professores Anaildo Baraçal, Julia Moraes e Helena Uzeda, em conjunto com a disciplina Museologia VI, lecionada pela docente Andréa Costa.

Sobre o Museu Nacional

Criado por D. João VI, em 6 de junho de 1818, o Museu Nacional serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico do país. Vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o museu tem perfil acadêmico e científico. Suas exposições resultam da história da instituição e da excelência de suas atividades de pesquisa e ensino, cumprindo a finalidade de produção e disseminação do conhecimento nas áreas de ciências naturais e antropológicas.

Em setembro de 2018, o Museu foi atingido por um incêndio de grandes proporções e teve destruída parte do acervo da instituição, que era composto por cerca de 20 milhões de itens, como fósseis, múmias, peças indígenas e livros raros.

Saiba mais em http://www.museunacional.ufrj.br/index.html.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio