código do Google analytics Estudantes de graduação a distância apresentam trabalhos na Semana de Integração Acadêmica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Estudantes de graduação a distância apresentam trabalhos na Semana de Integração Acadêmica

por comunicacao — publicado 21/10/2018 19h30, última modificação 07/03/2019 18h49
A III Jornada de Educação a Distância aconteceu na última sexta-feira, dia 19 de outubro

Na última sexta-feira (19), ocorreu a III Jornada de Educação a Distância, que integra a 16ª Semana de Integração Acadêmica (SIA). Bolsistas dos cursos de Educação a Distância (EAD) da UNIRIO tiveram a oportunidade de trocar experiências e apresentar suas produções na área da Pesquisa e Extensão. Foram apresentados 12 Projetos pertencentes ao Programa Território e Trabalho. Esse Programa desenvolve ações relacionadas às seguintes temáticas: Formação e qualificação para o desenvolvimento local; Inserção no mundo do trabalho; Promoção da cultura local; Incentivo a práticas de sustentabilidade local, como geração de renda, preservação do meio ambiente e afins.

Para Amanda Peniche, aluna do curso de História (Polo Cantagalo), participar do Projeto Centro de Memória, Pesquisa e Documentação de Cantagalo contribuiu muito para aprimorar seus conhecimentos. “Temos a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendemos. Estamos contribuindo para preservação da memória da região de Cantagalo. Também é muito bom poder mostrar aqui na Universidade o que aprendemos no Polo”, afirmou.

Wesley Gonçalves, atual coordenador do Projeto em Cantagalo e graduado em História pela EAD/UNIRIO, destacou a importância da produção científica para os alunos da EAD. “Cantagalo tem uma importância histórica muito grande. Principalmente relacionada com a escravidão.Temos um arquivo histórico que organiza e mantém acervos documentais virtuais e bibliográficos, relativos à História de Cantagalo e rego. Tudo isso é um grande laboratório para pesquisa”, explicou.

De acordo com a coordenadora da Educação a Distância (CEAD), Carmen Irene Oliveira, o objetivo dessa Jornada é dar publicidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. "Este é o momento da integração com os estudantes de outros Polos e de mostrar aqui, na Universidade, tudo que é produzido na área de pesquisa e extensão. Estamos na 3ª Jornada, e percebemos um aumento na participação dos alunos da EAD. Isso é muito gratificante”, declarou.

Estudantes da educação a distância da UNIRIO (Foto: Comso)