Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco - outubro

Você está aqui: Página Inicial / Estudantes da UNIRIO participam da 2ª Jornada de Educação a Distância

Estudantes da UNIRIO participam da 2ª Jornada de Educação a Distância

por Comunicacao UNIRIO publicado 30/10/2017 08h55, última modificação 01/11/2017 08h15

Alunos da modalidade a distância dos cursos da UNIRIO  apresentaram seus projetos durante a 2 ª Jornada de Educação a Distância, realizada nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, no auditório Tércio Pacitti, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET). O evento faz parte da programação da 15ª Semana de Integração Acadêmica.

Com o objetivo de estimular a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação a distância, a Jornada procura motivar também os alunos da modalidade presencial que desenvolvem atividades de pesquisa na área de Educação a Distância (EAD).

Sérgio Morais da Silva, aluno do 7º período de Pedagogia do polo de Niterói, apresentou o trabalho sobre A Evasão Escolar nos cursos de graduação a Distância da UNIRIO, orientado pela professora e coordenadora da EAD/UNIRIO, Carmen Irene de Oliveira. Embora a pesquisa ainda não esteja concluída, Sérgio  demonstrou  alguns fatores preponderantes que levam à evasão.   “Ainda existe uma mentalidade errada de achar que o curso de EAD é mais fácil, por ser  a distância. Isso acaba contribuindo para a evasão. As pessoas não têm tempo para levar o curso a sério e acabam desistindo. Outros escolhem fazer qualquer curso, apenas por ser de uma universidade pública, e acabam não se identificando com a área”, ressaltou.

O aluno explicou ainda que muitos fatores emocionais acabam contribuindo também. “O estudante acaba se sentindo muito sozinho durante o curso. Sentem falta de acolhimento. Por isso, esse momento dessa Jornada é tão importante. Aqui podemos trocar experiências com os outros alunos. Muitos acham que nem pertencem à UNIRIO. Claro que pertencemos. Somos apenas da modalidade a distância", destacou.

A bolsista Paula Caldeira S. Costa, também aluna do curso de Pedagogia, possui a mesma opinião de Sérgio. “É muito bom ter a sensação de pertencimento. Muito bom está aqui apresentando esse Projeto, resultado de nossa dedicação", afirmou.  Ela apresentou o Projeto Práticas democráticas dentro de sala de aula, do Programa Território e trabalho para EAD, coordenado Paula Caldeira Silva Costa. “Temos que estudar e criar sempre práticas diferenciadas para os alunos do Ensino Fundamental. São essas atividades que contribuem para os alunos se sentirem motivados em sala de aula. Eles também precisam dessa sensação de pertencimento", finalizou sorrindo.

Saiba mais sobre a EAD na UNIRIO: http://www.unirio.br/cead/cursos-a-distancia-1 .

Estudantes da UNIRIO participam da  2ª Jornada de Educação a Distância (foto: Comso)

Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio