Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Estudante da EEAP é premiada em evento científico no RJ

Estudante da EEAP é premiada em evento científico no RJ

por Comunicacao UNIRIO publicado 31/05/2012 00h00, última modificação 17/07/2015 14h09

O trabalho "A carreira de enfermeira visitadora social no Distrito Federal (1927-1942)", de autoria de Ana Paula da Cunha, aluna do 7º período da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP/UNIRIO), e do Prof. Dr. Osnir Claudiano da Silva Junior, também da EEAP, obteve o primeiro lugar na categoria Estudante do Prêmio "A Lâmpada", concedido durante os eventos 19º Pesquisando em Enfermagem e 16ª Jornada Nacional de História da Enfermagem, realizados pela Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ entre os dias 14 e 17 de maio.

O estudo de Ana Paula e do Prof. Osnir analisa a inserção da Enfermeira Visitadora Social no quadro de pessoal do Distrito Federal entre 1927 (ano de criação do curso) e 1942 (ano de encerramento). Com duração de um ano, o curso, realizado na Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras (EPEE), selecionava as profissionais com condições de instrução, educação e feitios psíquicos, morais e sociais para assistir psicopatas do Distrito Federal (DF).

Segundo o estudo, as visitadoras sociais não alcançaram posição de destaque no sistema de saúde do DF. Um dos motivos é que elas atuavam nos serviços da assistência a psicopatas, dirigidos por psiquiatras. Esses médicos não eram tão valorizados no Ministério da Educação e Saúde Pública (MESP), ao contrário dos sanitaristas, que ocupavam altos cargos no aparelho estatal.

registrado em: ,