Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Estética e Teoria do Teatro recebe nota máxima do MEC

Estética e Teoria do Teatro recebe nota máxima do MEC

por Comunicacao UNIRIO publicado 06/11/2015 09h55, última modificação 06/11/2015 12h34

O curso de Bacharelado em Estética e Teoria do Teatro, da Escola de Teatro da UNIRIO, recebeu nota 5 na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O conceito é o mais alto na escala de avaliação do instituto e indica o perfil de excelência do curso.

O decano do Centro de Letras e Artes (CLA), Angel Custodio Palomero, disse que a avaliação traz um sentimento de orgulho para o curso, para a Escola de Teatro e para o CLA. “É um referencial do comprometimento, da qualidade e da dedicação dos professores”, destacou. A coordenadora do curso de Estética e Teoria do Teatro, Inês Cardoso, também destacou o trabalho dos docentes do Departamento de Teoria do Teatro e da Escola de Teatro e o engajamento dos alunos. “Foi essencial a participação de todos nessa conquista, desde o processo de criação do curso até a relação estreita do curso com os alunos, que, muitas vezes, vai além da sala de aula”, ressaltou.

Até 2013, Estética e Teoria do Teatro era uma habilitação do Bacharelado em Artes Cênicas – Teoria do Teatro. Com a lei das diretrizes curriculares, passou por uma readequação e se tornou um curso em 2014. De acordo com o relatório de avaliação do Inep, o curso “alarga o horizonte crítico de formação do aluno e potencializa sua capacidade de leitura, de pesquisa, de reflexão teórica e também de criação artística”. O relatório destaca ainda que o curso ampliou os estudos comparativos entre o teatro e outras artes e aumentou o leque de optativas, com disciplinas oferecidas pelos Cursos de Letras, de História, de Filosofia e de Arquivologia.

Tendo participado da reforma curricular e do processo de criação do novo curso desde o início em 2010, Inês Cardoso reforçou que “a nota máxima é o reconhecimento tanto da história da habilitação em Teoria do Teatro, que ao longo dos anos formou artistas, dramaturgos, encenadores, críticos, quanto deste novo projeto pedagógico que amplia ainda mais os campos de pesquisa e atuação dos docentes e alunos do curso."

Mais informações sobre o curso em http://www2.unirio.br/unirio/cla/teatro/esteticateoriateatro


Acesso a Informação Capes CNPQ