código do Google analytics Espetáculo ‘Makunaima, o outro’ reúne lendas indígenas e números musicais no palco do CCBB — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Espetáculo ‘Makunaima, o outro’ reúne lendas indígenas e números musicais no palco do CCBB

Espetáculo ‘Makunaima, o outro’ reúne lendas indígenas e números musicais no palco do CCBB

por comunicacao — publicado 11/12/2014 14h23, última modificação 11/12/2014 14h23
Produção do Nepaa permanece em cartaz até o dia 18 de janeiro

Lendas indígenas e números musicais interpretados por um elenco exclusivamente feminino compõem o espetáculo Makunaima – o outro, produzido pelo Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (Nepaa). Com texto e direção do coordenador do Nepaa, professor Zeca Ligiéro, a comédia dramática está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até o dia 18 de janeiro.

A proposta é apresentar um Macunaíma diferente daquele que foi retratado por Mário de Andrade. No palco, as atrizes encenam as rápidas transformações no norte da Amazônia experimentadas pelo etnólogo alemão Theodor Koch-Grünberg e registradas em seu diário. A história do espetáculo foi produzida a partir da obra do pesquisador, que estudou os povos indígenas da América do Sul – inspirando, também, o escritor Mário de Andrade a escrever seu Macunaíma – o herói sem nenhum caráter.

A produção da peça durou quatro anos, tempo necessário para que o grupo reunisse todo o material, fizesse leituras e conversasse com ameríndios e antropólogos. Já a montagem foi feita em três meses. Segundo Zeca Ligiéro, o espetáculo trabalha com uma linguagem épica, “empregando estilos afro-ameríndios de contação de histórias: o cantar-dançar-batucar-contar como um todo indizível”.

Os personagens aparecem em narrativas das quais os animais também fazem parte e contracenam com humanos, pois, de acordo com o diretor, “dentro da cosmovisão ameríndia toda a natureza é parte da inteligência divina”.

As apresentações acontecem às quintas-feiras, sextas-feiras, sábados e domingos, sempre às 19h30. O CCBB se localiza na Rua Primeiro de Março, 66, Centro.

Outras informações pelo telefone (21) 3808-2020.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio