código do Google analytics Escola de Nutrição comemora 75 anos com série de palestras sobre a profissão — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Nutrição comemora 75 anos com série de palestras sobre a profissão

Escola de Nutrição comemora 75 anos com série de palestras sobre a profissão

por comunicacao — publicado 05/04/2018 16h50, última modificação 09/04/2018 11h32
Evento científico que reuniu professores, pesquisadores e estudantes teve sua abertura realizada na noite desta quarta-feira (4), no auditório Vera Janacopulos

Palestrantes do primeiro painel do evento de comemoração dos 75 anos da Escola de Nutrição (Foto: Comso)

A Escola de Nutrição da UNIRIO celebrou seus 75 anos de existência com a realização de um evento científico que reuniu professores, pesquisadores e estudantes. A abertura foi realizada na noite desta quarta-feira (4), no auditório Vera Janacopulos, no campus da Reitoria.

Dentro do painel intitulado Alimentação e Nutrição: Uma História em Construção, moderado pela professora Sandra Goulart, foram proferidas seis palestras, cada uma abordando diferentes áreas da Nutrição: saúde coletiva, ciência dos alimentos, alimentação coletiva, nutrição clínica, nutrição em esporte e formação em alimentação e nutrição. Com cerca de 20 minutos de apresentação para cada tópico, as palestrantes traçaram um panorama histórico geral sobre cada área da nutrição, projetando ao final os desafios que são enfrentados hoje e os que estão previstos para o futuro.

A primeira palestrante foi a professora Luciene Burlandy, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela abordou a área de Saúde Coletiva, que envolve a nutrição dentro da esfera pública, com o desenvolvimento de políticas alimentares para a população. Burlandy citou o pesquisador pernambucano Josué de Castro como um precursor, que levou o debate sobre nutrição para um contexto geopolítico territorial. Entre os desafios e perspectivas, a professora citou a necessidade de consolidar a alimentação como um direito de toda a população, com a necessidade de um acompanhamento constante por parte do poder público.

Eliane Fialho, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi a segunda a palestrar e abordou o tema Ciência de Alimentos, que estuda a química dos componentes alimentares durante o processo de produção, processamento e estocagem dos alimentos. Fialho citou como algumas perspectivas para o futuro as discussões sobre novas fontes alimentares e sobre a bioutilização de resíduos industriais.

As palestras seguiram com a professora Haydée Serrão, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que no tópico sobre alimentação coletiva abordou como o sistema de produção capitalista fordista foi aplicado à alimentação de trabalhadores da indústria. Na sequência, a professora Fernanda Medeiros, da UNIRIO, sistematizou o que existe na área de pesquisa da Nutrição Clínica, e a professora Beatriz Ribeiro, do campus Macaé da UFRJ, falou sobre sua experiência na área de Nutrição Esportiva com atletas de alto desempenho.

Após a professora Cristina Pinheiro Mendonça, da Universidade Federal Fluminense (UFF), traçar um histórico da formação acadêmica na área de Nutrição no Brasil, um breve debate foi realizado para encerrar o evento.

Abertura

Na abertura de comemoração dos 75 anos, a mesa foi formada pelo vice-reitor Ricardo Cardoso, pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Mônica Valle, pelo pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, pela diretora da Escola de Nutrição, Giane Moliari, pela vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região, Luana Aquino, e pela representante do Diretório Acadêmico da Escola de Nutrição, Raiane Brasil.

A programação do encontro continuou durante a manhã e a tarde desta quinta-feira (5) com uma programação que envolveu painéis de discussão, práticas do nutricionista e recomendações nutricionais. Aconteceram também atividades de apresentação de trabalhos e uma oficina sobre a formação e a atuação do nutricionista.