código do Google analytics Escola de Medicina e Cirurgia comemora 101 anos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Medicina e Cirurgia comemora 101 anos

Escola de Medicina e Cirurgia comemora 101 anos

por Comso publicado 05/04/2013 00h00, última modificação 16/06/2015 12h55

Na próxima quarta-feira, 10 de abril, a Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) comemora 101 anos desde sua fundação. Para celebrar a data, será realizada solenidade no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – HUGG (Rua Mariz e Barros, 775, Tijuca), a partir das 8h30min.

Na ocasião, serão prestadas as seguintes homenagens: ao diretor do HUGG, professor Antonio Carlos Ribeiro Garrido Iglesias; à professora Maria Mazzarone, representando o corpo docente; à professora Elizabeth Vasserman Teixeira, por aposentadoria; aos professores Guilherme Santoro Lopes e Antônio Cláudio Goulart Duarte, ex-alunos da EMC; à servidora Luna Bravim Rente, representando o corpo técnico-administrativo; à funcionária Ilza dos Anjos Coutrim da Silva, representando os funcionários terceirizados; e ao Diretório Acadêmico Benjamin Baptista, que representa o corpo discente.

Após a cerimônia de abertura, a programação segue com a apresentação de duas palestras: “Medicina, Ciência e Método”, com o professor Guilherme Santoro Lopes, e “Semiologia, a Arte”, com o professor Antônio Cláudio Goulart Duarte.

Sobre a EMC

Fundada em 10 de abril de 1912, a Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO é a segunda faculdade de medicina criada no Rio de Janeiro e a quarta organizada no Brasil. Apesar de ter sido reconhecida pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores em 22 de janeiro de 1912, e ter seus estatutos aprovados em 22 de março do mesmo ano, a data de sua fundação homenageia o nascimento de Samuel Hahnemann, fundador da Homeopatia.

Fruto da Faculdade Hahnemanniana, pioneira na propagação da ciência homeopática no país, a EMC foi desvinculada do Instituto Hahnemanniano do Brasil em 1948, e passou a ser subordinada ao Ministério da Educação e Cultura em 1957, já dentro do sistema federal de ensino. Em 1969, foi incorporada à Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara (FEFIEG) e, com a fusão dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro em 1975, passou a integrar a Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (FEFIERJ). Em 1979, finalmente, se incorporou à Universidade do Rio de Janeiro, com a criação da UNIRIO que, pela lei nº 10.750, do ano de 2003, passou a chamar-se Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Desde sua criação, a EMC passou por diversas mudanças de sede, ocupando locais como a Rua do Hospício (atual Rua Buenos Aires); a Avenida Central, 133 (atual Avenida Rio Branco); a Praça Tiradentes, 52; e a Rua Frei Caneca, 94 (atual sede do Instituto Biomédico). Atualmente ocupa o prédio da Decania do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIRIO, anexo ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG/UNIRIO), localizado na Rua Silva Ramos, 32, na Tijuca.

registrado em:

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio