Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / 'Engenharia de modelos como atividade social' será tema de palestra no CCET

'Engenharia de modelos como atividade social' será tema de palestra no CCET

por Comunicacao UNIRIO publicado 30/05/2016 18h15, última modificação 01/06/2016 07h15

O Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) recebe nesta quarta-feira, dia 1º, o professor de Ciência da Computação da Universidade de Münster (Alemanha) Gottfried Vossen para a palestra Model Engineering as a Social Activity: The GBPM Case. O evento acontece às 18h, no Auditório Tércio Pacitti.

A engenharia de modelos se refere ao desenvolvimento dos mais diversos artefatos e, até mesmo, de organizações. Como pesquisador da área, Vossen sugere que essa modelagem seja feita de forma colaborativa, especialmente no que diz respeito a processos organizacionais. Na palestra, ele irá discutir sobre a gestão de processos de negócios gamificada: o uso de recursos lúdicos para despertar o interesse dos funcionários e otimizar o funcionamento da organização.

Membro da Sociedade Alemã de Ciência da Computação, Vossen já atuou em inúmeras universidades ao redor do mundo. É professor honorário da Universidade de Waikato (Nova Zelândia) e editor europeu da revista Informational Systems, da editora Elsevier. Seus interesses de pesquisa incluem bases de dados, sistemas de informação, modelagem de processos, aplicações da web 2.0, computação em nuvem e big data.

A palestra foi viabilizada pelas interações internacionais do Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação de Governo Abertos e Colaborativos, que integra o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia do Programa de Pós-Graduação em Informática da UNIRIO.

O CCET se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca.

Outras informações pelo telefone 3873-4015.

 

registrado em: ,

Acesso a Informação Capes CNPQ