código do Google analytics Encontro presta homenagem a servidores aposentados da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Encontro presta homenagem a servidores aposentados da UNIRIO

Encontro presta homenagem a servidores aposentados da UNIRIO

Evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 26, no Auditório Vera Janacopulos

Discussões sobre saúde e qualidade de vida na terceira idade marcaram o 1º Encontro dos Aposentados, realizado na manhã desta terça-feira, dia 26 de agosto, no Auditório Vera Janacopulos. Organizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), o evento prestou homenagem aos servidores que encerraram suas atividades no primeiro semestre de 2014.

Presente no Encontro, o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca leu um texto sobre o momento da aposentadoria e a importância do legado deixado para a sociedade como resultado dos anos de trabalho. “Estou feliz pela singela homenagem a trabalhadores que foram tão importantes – e ainda são, pois serão sempre muito bem-vindos aqui”, ressaltou, parabenizando a Progepe pela iniciativa.

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mariana Flores Fontes Paiva, a proposta é saudar os aposentados com um “até logo”, em vez de um “adeus definitivo”. “A ideia é que vocês fortaleçam o vínculo com a Universidade por meio de eventos como este e das atividades promovidas pelas associações de classe”, disse à plateia.

Além do reitor e da pró-reitora, estiveram na mesa de abertura o vice-reitor, José da Costa Filho, o coordenador jurídico e de relações de trabalho da Associação dos Trabalhadores em Educação da UNIRIO (Asunirio), Benedito Cunha Machado, e o segundo secretário da Seção Sindical dos Docentes da UNIRIO (Adunirio), Leonardo Villela de Castro.

Discussão

O evento contou com duas palestras. A primeira delas, Preparando-se para a aposentadoria, foi ministrada pela psicóloga Regina Célia Marques de Mello, do grupo de promoção da saúde do idoso Renascer, do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.

Com propostas simples, como “Exercite-se”, “Realize seus sonhos”, “Volte a estudar”, “Busque um hobby” e “Programe suas viagens”, Regina abordou a busca pela qualidade de vida na terceira idade. A palestrante também apresentou ao público o Grupo Renascer, com histórico e objetivos do programa desenvolvido, além de ações e projetos de ensino e pesquisa a ele vinculados.

Em seguida, a professora da Escola de Enfermagem da UNIRIO Nébia Maria Almeida de Figueiredo, criadora do projeto de extensão Fábrica de Cuidados, ministrou a palestra Como ‘NÃO PIRAR’ na aposentadoria: aspectos importantes de saber e querer ‘VIVER’ com qualidade.

Para Nébia, a dificuldade da aposentadoria decorre do fato de ela ocorrer junto com o envelhecimento do corpo. A professora criticou as atuais políticas públicas de apoio ao idoso, que, para ela, tendem a tratar todos como se fossem iguais, desconsiderando as especificidades de cada um. Fez críticas, ainda, ao trabalho das enfermeiras, que “olham mas não veem, escutam mas não ouvem, tocam mas não sentem”. 

Estiveram na mesa de abertura dirigentes da UNIRIO e representantes das associações de classe (Foto: Comso)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio