código do Google analytics Emissão de diplomas de graduação na UNIRIO será digital a partir de julho — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Emissão de diplomas de graduação na UNIRIO será digital a partir de julho

Emissão de diplomas de graduação na UNIRIO será digital a partir de julho

por Comunicação publicado 10/06/2022 17h30, última modificação 13/06/2022 09h07
Novo formato vai permitir maior celeridade no processo de registro e emissão, além de aumentar a segurança e a praticidade para consulta

A partir do mês de julho, a UNIRIO contará com um novo serviço para a comunidade acadêmica: a disponibilização do diploma de graduação digital. O novo serviço atende à portaria nº 1.095/2018, do Governo Federal.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Alcides Guarino, "a implantação do diploma digital vai permitir maior celeridade no processo de registro e emissão. Além disso, visa aumentar a segurança, praticidade para consulta e verificação de autenticidade. Na UNIRIO já estamos testando as plataformas e nos encontramos em fase de atualização do sistema para a emissão nesse formato a partir de julho de 2022".

O diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Paulo Roberto Pereira dos Santos, disse que o diploma digital "é mais uma ferramenta para atender à lei federal do Governo Eletrônico, que fala sobre a transformação digital do governo (Lei 14.129), e a UNIRIO está tecnologicamente adequada para oferecer mais um serviço de alta qualidade e seguro à sua comunidade. A solução contempla ainda a disponibilização de um portal na web que, por meio de QR Code, permite que os diplomas possam ser validados quanto a sua originalidade, evitando assim que sejam clonados e/ou alterados. Sem dúvida essa solução veio para acabar com o comércio de diplomas que existe hoje".

Ele destaca que o desenvolvimento de todo o processo foi definido pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a empresa AVMB - que possui contrato com a UNIRIO e desenvolveu as aplicações necessárias, repassando à equipe técnica todo o know-how.

O diretor da DTIC informou ainda que, em virtude da falta de legislação acerca de emissão de diplomas digitais para os cursos de pós-graduação, o diploma digital nesse momento atenderá somente aos cursos de graduação.

Automatização e evolução

Para o diretor de Políticas, Normatização e Registros Acadêmicos de Graduação, professor Angelo Malaquias, a implantação do diploma digital representa uma inovação rumo à eficiência dos serviços prestados pela UNIRIO à comunidade acadêmica.

"Essa implantação foi muito esperada por toda a equipe e comunidade acadêmica, sendo mais um marco para a  evolução da UNIRIO. A automatização de determinados procedimentos faz parte das propostas de inovações para garantir a eficiência dos serviços prestados aos usuários, com comodidade, segurança e transparência", destacou.

A versão digital do diploma tem validade em todo o território nacional. Caso o acadêmico queira obter a versão impressa, deverá pagar por sua emissão. "Ressaltamos que será publicada uma nova Instrução Normativa com orientações sobre Colações de Grau, visando ao completo atendimento das novas regras", explica Angelo.

O diploma digital é representado por três (3) arquivos: um em formato .xml (sigla em inglês para “Extensible Markup Language”) do Histórico Escolar; um arquivo no formato .xml do Diploma; e um arquivo em formato .pdf com a representação visual do Diploma, com QR Code e Código de Validação.

O que diz a legislação

Governo Eletrônico

Lei nº 14.129 - Dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o aumento da eficiência da administração pública, especialmente por meio da desburocratização, da inovação, da transformação digital e da participação do cidadão.

Expedição de Diplomas

Portaria nº 1.095/2018 - Dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio