Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Você está aqui: Página Inicial / DTIC informa sobre problemas de acesso à Rede UNIRIO

DTIC informa sobre problemas de acesso à Rede UNIRIO

por Comunicacao UNIRIO publicado 14/02/2013 00h00, última modificação 30/06/2015 09h37

eia, a seguir, comunicado divulgado nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sobre problemas no acesso à Internet, ao Sistema de Informações para o Ensino (SIE) e a outros serviços na Universidade:


"Comunicado da DTIC sobre problemas de acesso à Rede UNIRIO

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) informa aos usuários da Rede UNIRIO que os problemas ocorridos no acesso à Internet, ao SIE e a outros serviços são decorrentes de constantes picos de energia elétrica que vêm afetando o DataCenter e, consequentemente, danificando alguns equipamentos, o que ocasiona a interrupção de alguns serviços temporariamente. Recentemente, por ocasião de um desses eventos, foi queimado o módulo de fibra ótica responsável pela conexão do prédio da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto com a DTIC, o que acarretou uma paralisação na prestação dos serviços de rede. O problema já foi solucionado e o funcionamento do módulo está sendo monitorado pela equipe técnica de rede da DTIC.

Nesta quinta-feira (14/02/2013), o CCJP está sem conexão com a DTIC e, consequentemente, sem acesso à Rede UNIRIO devido a problema técnico ocorrido no link de fibra ótica da Rede Comep, que interliga o referido campus à DTIC. A administração da Rede Comep já foi notificada do ocorrido e irá providenciar a solução. Cabe ressaltar que não há previsão para a resolução desse problema; porém, a DTIC está trabalhando para prover um link alternativo com o objetivo de normalizar o acesso no campus do CCJP.

A DTIC trabalha para que todos os problemas de acesso sejam sanados o mais breve possível e para isso está desenvolvendo projetos para prover rotas alternativas (redundância) em todas as conexões da DTIC com os diversos campi da UNIRIO. Outro projeto em fase de execução é a instalação de dois equipamentos de No-Break, armazenados no Almoxarifado Central desde abril de 2012, que ao entrar em operação irão impedir que os constantes picos de energia elétrica danifiquem os equipamentos de controle da Rede UNIRIO e interrompam a prestação dos serviços.

Com relação à Rede Wifi, a DTIC está providenciando um upgrade dos equipamentos, já que os atuais foram descontinuados pelo fabricante, com encerramento de suporte técnico para solução de problemas. No próximo dia 18 de fevereiro realizaremos um teste em toda rede da UNIRIO para identificar possíveis problemas, visando buscar solução para os mesmos.

No arquivo abaixo é possível verificar que a UNIRIO descontinuou os links do Velox (HUGG e CCJP) e de rádio (CCH, BC e CLA), passando para os atuais links em Fibra Ótica de velocidade de 1Gb, o que acarretou um salto na qualidade dos serviços prestados e acesso à internet desses campi. Atualmente a DTIC está instalando uma nova conexão em Fibra Ótica de 10 Gb, alternativa, para o campus 458, a qual possibilitará uma rota alternativa para o caso de ocorrer problemas com o link da rede Comep. Para o HUGG e CCJP as rotas alternativas, de até 10Mb, serão instaladas em breve. O campus do IB ainda não está interligado no anel da Rede Comep, mas está prevista para março a instalação de um link de 10Mb em substituição ao atual, que é feito pela Velox.

Certos da compreensão da comunidade da UNIRIO, aproveitamos a oportunidade para informar que estamos à disposição para ajudar e prestar informações sempre que for necessário.

Equipe da DTIC."

Desenho_Atual_Rede_UNIRIO.pdf

registrado em:

Acesso a Informação Capes CNPQ