código do Google analytics DTIC informa sobre o desligamento de toda a Rede nesta sexta-feira, dia 22 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / DTIC informa sobre o desligamento de toda a Rede nesta sexta-feira, dia 22

DTIC informa sobre o desligamento de toda a Rede nesta sexta-feira, dia 22

por comunicacao — publicado 21/02/2019 11h40, última modificação 25/02/2019 09h38
O acesso à internet e aos portais (interno e externo) ficarão inoperantes, sem previsão de retorno, podendo, inclusive, se estender durante o final de semana

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) informa aos usuários da Rede UNIRIO que deixará todos os serviços da DTIC (acesso à internet e aos portais - interno e externo) inoperantes, sem previsão de retorno, podendo, inclusive, se estender durante o final de semana. 

A ação tem como objetivo  iniciar a implantação de um Projeto, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Esse Projeto consistirá em manter em funcionamento o ambiente operacional, o maior tempo possível, dos serviços de TI da UNIRIO, além de tornar o link de acesso à Internet 10 vezes mais rápido, saindo do atual 1Gbps para 10Gbps.

 Confira a nota na íntegra:

A Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC), em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), viabilizou a infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI) para o início da implantação do projeto de alta disponibilidade (manter o ambiente operacional o maior tempo possível) dos serviços de TI da UNIRIO, além de tornar o link de acesso a Internet 10 vezes mais rápido, saindo do atual 1Gbps para 10Gbps.

Tal infraestrutura consiste em hospedar os principais equipamentos de controle de Entrada e Saída da Rede UNIRIO, no Data Center do CBPF, e com isso, garantirmos a utilização da infraestrutura elétrica do local, que conta com um gerador para os casos de interrupção elétrica.                                      

A implementação desse projeto se dará em três fases. A primeira terá início nesta  sexta-feira, dia 22 de fevereiro; deixará todos os serviços da DTIC (acesso à internet e acesso aos portais - interno e externo) inoperantes e sem previsão de retorno, podendo, inclusive, se estender durante o final de semana.

Essa primeira fase consiste em tornar o e-mail institucional livre dos problemas de falta de energia elétrica, que afetam a DTIC; aumentar o link de acesso a internet para 10 Gbps; fechar o anel ótico de dados da UNIRIO na Rede Comep (permitir rotas alternativas dos campi para acesso à rede e internet); conectar os campi PROGEPE e Av. Rio Branco na Rede UNIRIO, por meio da Rede Comep.

Na segunda fase, estaremos implementando tecnologia para prover aos campi da UNIRIO acesso à internet, mesmo quando a DTIC estiver com o seu Data Center inoperante. Nesse ponto, teremos e-mail e internet disponíveis independente da DTIC estar operacional.

A terceira e última fase, irá requerer mais investimentos financeiros e um tempo maior para a sua total implementação, visto que consiste na redundância do Data Center da UNIRIO, no campus da Av. Rio Branco, o que permitirá alta disponibilidade dos serviços (Portais Web e sistemas) ofertados pela DTIC.

Infelizmente, estamos comunicando bem próximo ao evento, mas isso ocorreu devido a não possuirmos ainda a garantia da empresa de entregar a tempo, alguns componentes e materiais fundamentais, bem como, o término dos testes laboratoriais realizados. Ressalto que o dia foi cuidadosamente estabelecido levando-se em consideração o calendário acadêmico e os dias de sábado e domingo para realizarmos acertos e ajustes finais necessários. Perderemos um dia, mas ganharemos muitos outros adiante.

 Certo da compreensão de todos.

Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio