código do Google analytics Doutoranda do PPGAN publica artigo em revista internacional — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Doutoranda do PPGAN publica artigo em revista internacional

Doutoranda do PPGAN publica artigo em revista internacional

por Comunicação publicado 24/06/2020 15h14, última modificação 25/06/2020 10h39
Estudo de Talita Braga aborda o desperdício de resíduos de frutas e hortaliças em unidades de hortifruti do Rio de Janeiro
Talita Braga, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da UNIRIO, publicou recentemente um artigo na revista internacional Environmental Science and Pollution Research. Intitulado Fruits and vegetable-processing waste: a case study in two markets at Rio de Janeiro, RJ, Brazilo artigo é um estudo de caso de duas unidades de hortifrutis do Rio de Janeiro, e foi escrito em parceria com outros seis pesquisadores.

Durante o trabalho foi realizado um levantamento do volume de resíduos que são gerados no processamento de frutas e hortaliças. Os cálculos mostram que, em um ano, apenas uma unidade de hortifruti pode gerar até 25 toneladas de resíduos descartados de frutas e hortaliças, como cascas, talos e sementes.

Isso pode acontecer em conseqüência do baixo nível de treinamento dos trabalhadores que fazem a manipulação dos produtos e da falta de qualidade e manutenção do equipamento utilizado. "Estudos que visam entender o impacto ambiental, monitorando os resíduos de frutas e legumes são fundamentais, uma vez que esses resíduos podem ser utilizado como matéria-prima e convertidos em produtos de valor agregado", diz o artigo em seu resumo.

O artigo nasceu a partir da dissertação de mestrado de Talita, realizado também no PPGAN, e envolveu uma parceria entre quatro instituições: UNIRIO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de São Paulo (USP).

 

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio