código do Google analytics Documentário realizado pela UNIRIO celebra o Bicentenário da Independência — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Documentário realizado pela UNIRIO celebra o Bicentenário da Independência

Documentário realizado pela UNIRIO celebra o Bicentenário da Independência

por Comunicação publicado 02/09/2022 09h38, última modificação 05/10/2022 13h59
Projeto foi coordenado por docente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e está disponível no YouTube

O documentário A Independência do Brasil narrada pelos arquivos conta a história da Independência através de documentos manuscritos e de imagens em movimento, entre outros gêneros documentais. O projeto foi contemplado pelo edital FAPERJ/Bicentenário da Independência, com coordenação de Eliezer Pires da Silva, professor do PPGMS e arquivista do Arquivo Nacional. A direção do filme é de Walmor Pamplona, egresso do mestrado do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) da UNIRIO.

A Independência do Brasil narrada pelos arquivos já está disponível nos canais do YouTube do Grupo de pesquisa MIDisC/UNIRIO e do Arquivo Nacional.

O documentário foi rodado no Arquivo Nacional, instituição fundada apenas 17 anos depois do fato histórico, que recolhe e guarda documentos que tratam do tema há 184 anos. O AN preserva milhares de documentos impressos e audiovisuais, incluindo decretos, ofícios, periódicos e correspondências acerca de acontecimentos anteriores e posteriores à proclamação da Independência.

Entrevistas com Eliezer Pires da Silva e com a historiadora Renata Vale conduzem o espectador pela história da nossa independência e revelam documentos raros e fascinantes guardados na instituição, como o juramento da Imperatriz Maria Leopoldina à Constituição do Império, manuscrito de 25 de março de 1824, em ótimo estado de conservação (imagens abaixo). O documentário também traz imagens de charges, periódicos, trechos de filmes de ficção (como o clássico Independência ou Morte, de 1972), de campanhas comemorativas dos diversos aniversários do evento, além de cenas do Rio de Janeiro, então capital do Império e, depois, da República.

 “Não existia um documentário com a linguagem do cinema de arquivo que abordasse o tema sob esta estética, esta linguagem narrativa audiovisual. Neste sentido, A Independência do Brasil narrada pelos arquivos inova na abordagem do tema, lastreado no que há de mais consistente numa reconstituição ou reflexão histórica sobre a Independência, ao longo do tempo: as próprias fontes documentais que, nos últimos 200 anos, foram geradas em decorrência do processo histórico de independência do país”, comenta Walmor Pamplona, doutorando em Ciência da Informação da Universidade de Coimbra, em Portugal. A fotografia do documentário é de Pedro Rocha e a montagem de Filipe Peçanha.  

Juramento da Imperatriz Leopoldina
Juramento da Imperatriz Leopoldina (Cont)

registrado em: Ciência na UNIRIO

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ Imagem Rede Unirio Marca SEI UNIRIO