código do Google analytics Docentes e bolsistas do Pibid compartilham experiências na 12ª SIA — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Docentes e bolsistas do Pibid compartilham experiências na 12ª SIA

Docentes e bolsistas do Pibid compartilham experiências na 12ª SIA

por comunicacao — publicado 15/10/2014 18h05, última modificação 16/10/2014 09h58
Importância da inserção no cotidiano escolar e da reflexão sobre práticas pedagógicas foram destacadas pelos participantes da atividade, realizada na tarde desta quarta, 15

No Dia do Professor, 15 de outubro, docentes e bolsistas participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibid) compartilharam experiências desenvolvidas no âmbito do Programa, que busca inserir estudantes de cursos de Licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública.

A atividade, promovida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), aconteceu na tarde desta quarta-feira, no Auditório Tércio Pacitti, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). O evento integra a programação da 12ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO, realizada em conjunto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Abrindo a roda de conversas, a professora Carmen Vidal Pérez, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), destacou a importância de se instigar a curiosidade dos alunos, bem como da aprendizagem por meio da ação coletiva. Nesse sentido, ela participa do projeto “Infâncias”, que coloca crianças como protagonistas na criação da revista eletrônica Tô de Olho.

“As crianças escolhem os temas e produzem a revista. As matérias saem dos projetos que elas mesmas desenvolvem em sala de aula”, explicou.

O aspecto coletivo de construção de projetos também foi abordado pelo professor Roberto Bezerra da Silva. Ele integrou, na Universidade Federal do Sergipe (UFS), um projeto de ensino de língua inglesa em escolas públicas sergipanas, ainda em andamento.

Para seu desenvolvimento, o projeto teve como base a recuperação de memórias de aprendizagem da língua inglesa dos próprios bolsistas e coordenadores. “O sentido forte da colaboração foi fundamental nesta fase inicial de elaboração, o que se reflete na formação crítica dos estudantes”, observou Roberto.

Para o professor, o Pibid atinge pontos cruciais na formação para o ensino na rede pública: “Vejo que o Programa tem um impacto efetivo na vida dos futuros professores”.

Pibid na UNIRIO

Coordenado institucionalmente pelas professoras Andréa Rosana Fetzner e Maria Elena Viana Souza, o Programa Pibid na UNIRIO conta atualmente com 118 bolsistas, que atuam em 13 escolas, 11 professores coordenadores e 20 supervisores.

Para Maria Elena, o Programa possibilita que os estudantes percebam a importância da prática e da inserção no cotidiano escolar. “O Pibid proporciona uma nova forma de compreender a prática pedagógica e de refletir sobre o trabalho desenvolvido nas escolas”, avaliou.

Após a exposição dos convidados, os bolsistas Pibid da UNIRIO puderam apresentar brevemente seus projetos, relacionados a temas como cultura musical nas escolas, práticas pedagógicas, educação no campo, leitura na escola, entre outros.

Bolsistas Pibid reunidos para apresentação dos projetos (Foto: Comso)

registrado em: SIA 2014, Pibid