código do Google analytics Docentes da UNIRIO recebem títulos de professor emérito — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Docentes da UNIRIO recebem títulos de professor emérito

Docentes da UNIRIO recebem títulos de professor emérito

por comunicacao — publicado 21/06/2018 17h55, última modificação 25/06/2018 14h28
Os docentes Luiz Cleber Gak e Nilson Alves de Moraes foram homenageados em evento realizado nesta quarta (21), em sessão solene dos Conselhos Superiores

Em sessão solene do Conselho Universitário (Consuni) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada nesta quarta-feira (21), a UNIRIO concedeu título de professor emérito aos docentes Luiz Cleber Gak e Nilson Alves de Moraes. A cerimônia, realizada no Auditório Vera Janacopulos, contou com a presença de professores e técnicos da Universidade, além de ex-alunos e familiares dos homenageados.

Luiz Gak é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), tendo experiência nas áreas de Educação, Memória Social, Administração e Arquivologia. Nilson Moraes é professor titular do Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), com pesquisas na área de Sociologia e principalmente nos temas comunicação, memória social, saúde, museologia e cultura.

A mesa foi composta pelo reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, pelo decano do CCBS, Agostinho Manuel da Silva Ascenção, e pela professora Heloisa Dias Bezerra, representando o decano do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Leonardo Villela de Castro.

O diretor de Avaliação e Informações Institucionais da UNIRIO, Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda, e o diretor da Escola de Arquivologia da UNIRIO, Eliezer Pires da Silva, subiram ao palco para saudar Luiz Gak. “É uma honra estar aqui. Aprendi muito observando sua trajetória nesta Instituição”, elogiou Marcos. “Estou diante de alguém que combateu o bom combate acadêmico, político e gerencial. Tocou pessoas e deixou um enorme legado. Para mim é uma inspiração”, completou Eliezer.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Mônica Valle, e a professora Maria Teresa Toríbio Brites Lemos fizeram discursos emocionados em suas homenagens ao professor Nilson Moraes. Mônica, além de ressaltar a produção acadêmica do homenageado, destacou sua “generosidade e solidariedade sem interesses”. Maria Teresa, por sua vez, relembrou parte de sua trajetória e caracterizou-o como “um grande latino-americanista”. O decano do CCBS também falou sobre o homenageado. “Pensamos diferente, mas o interesse no bem-estar social nos une. É uma honra ver meu colega de ideias, meu amigo, chegar a um destaque tão merecido”, elogiou o professor Agostinho .

Após os discursos, os homenageados receberam oficialmente a honraria das mãos do reitor Jutuca e falaram à plateia presente. Ao encerrar a cerimônia, o reitor parabenizou os professores e reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pelos dois na Instituição. “Hoje a UNIRIO é reconhecida internacionalmente e vocês foram parte desta construção”, finalizou.

Reitor entrega diploma de professor emérito ao docente Luiz Cleber Gak (foto Comso)

Reitor entrega diploma de professor emérito ao docente Nílson Alves de Moraes (foto Comso)