código do Google analytics Dirigentes das Ifes do RJ reúnem-se com deputados da bancada fluminense — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Dirigentes das Ifes do RJ reúnem-se com deputados da bancada fluminense

Dirigentes das Ifes do RJ reúnem-se com deputados da bancada fluminense

por comunicacao — publicado 08/11/2013 16h10, última modificação 11/01/2023 12h22
Pauta do encontro, realizado nesta sexta-feira na UNIRIO, incluiu a solicitação de emendas de bancada voltadas para demandas coletivas e o apoio à transformação do Cefet-RJ em universidade – pontos recebidos muito positivamente pelos parlamentares

Os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Rio de Janeiro – UNIRIO, UFRJ, UFRRJ, UFF e Cefet-RJ – estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 8 de novembro, com deputados federais da bancada fluminense. O encontro, realizado na Reitoria da UNIRIO, teve como pauta principal a alocação de recursos de emendas de bancada em demandas coletivas das Ifes e o apoio para a transformação do Cefet-RJ em universidade tecnológica.

Estiveram presentes os deputados federais Adilson Soares (PR), Alessandro Molon (PT), Andreia Zito (PSDB), Celso Jacob (PMDB), Chico Alencar (PSOL), Glauber Braga (PSB), Hugo Leal (PSC), Jandira Feghali (PCdoB), Jorge Bittar (PT) e Luiz Sérgio (PT), além de representantes do deputado Edson Santos (PT).

Representando as Ifes, participaram da reunião os reitores Luiz Pedro San Gil Jutuca, da UNIRIO, Carlos Levi, da UFRJ, Ana Maria Dantas, da UFRRJ, e Roberto Salles, da UFF; o diretor-geral do Cefet-RJ, Carlos Henrique Figueiredo Alves; os vice-reitores José da Costa Filho, da UNIRIO, e Antônio Ledo, da UFRJ; e o vice-diretor do Cefet-RJ, Maurício Saldanha Motta.

Pauta conjunta

Liderados pelo reitor da UNIRIO, os dirigentes solicitaram a indicação de emendas de bancada que atendam coletivamente aos interesses das Ifes do RJ, com prioridade para a assistência estudantil. Ressaltou-se que bancadas de outros estados já fazem essa articulação com universidades locais, o que tem gerado bons resultados.

Os dirigentes pediram também o apoio dos parlamentares para a proposta de transformação do Cefet-RJ em universidade tecnológica. O pleito já foi levado ao Ministério da Educação (MEC) pelo diretor-geral da instituição, que conta com a anuência dos reitores das demais Ifes do RJ.

Outras questões tratadas na reunião foram a proposta de consórcio apresentada pelas Ifes ao MEC, que ainda não deu prosseguimento à discussão; a situação dos hospitais universitários e a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), ainda em debate na UNIRIO, UFRJ e UFF; e a atuação de órgãos de controle em assuntos ligados às universidades.

Na avaliação dos dirigentes, é preciso aproveitar o momento de grande interação entre as Ifes do RJ para fortalecer o relacionamento com o Legislativo e buscar apoio para as demandas coletivas.

Em consenso, os deputados elogiaram a iniciativa de mobilização conjunta e destacaram a importância de se apresentarem demandas à bancada fluminense. Eles garantiram que trabalharão em favor das solicitações apresentadas – com foco na emenda voltada à assistência estudantil e no pedido de transformação do Cefet-RJ em universidade.

Do encontro surgiu também a proposta de que cada deputado indique uma emenda individual com recursos para os hospitais universitários – uma vez que 50% do valor das emendas impositivas devem ser destinados à saúde. Os parlamentares comprometeram-se ainda a agendar uma reunião com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para tratar das questões discutidas no encontro.

Avaliação positiva

Segundo o reitor da UNIRIO, os dirigentes avaliaram o evento como muito positivo. “Tivemos a percepção unânime de que os parlamentares estavam carentes de demandas vindas das universidades, e acolheram muito bem tudo o que foi colocado em termos de emendas de bancada e da demanda do Cefet”, observou.

Ficou acertada, de acordo com Jutuca, a realização de novos encontros, em que serão discutidos com mais detalhes alguns pontos abordados na reunião desta sexta-feira. Entre eles, a questão da EBSERH e de políticas impostas às instituições pelos órgãos de controle.

registrado em: Reitoria, UNIRIO