Agenda de Eventos Unirio

Banner - Jornal Em foco de Junho

Você está aqui: Página Inicial / Departamento de Bioquímica do IB inaugura Laboratório de Mutagênese Ambiental

Departamento de Bioquímica do IB inaugura Laboratório de Mutagênese Ambiental

por Comunicacao UNIRIO publicado 12/12/2016 08h10, última modificação 12/12/2016 08h11

Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, às 15h, acontece no Instituto Biomédico (IB) a inauguração do Laboratório de Mutagênese Ambiental (LMA), integrante do Departamento de Bioquímica do IB.

Na nova unidade serão realizados testes para avaliar efeitos citotóxicos e genotóxicos induzidos por agentes químicos, como teste de aberrações cromossômicas, indução de micronúcleo e ensaio cometa. Além de equipamentos necessários para cultivo celular, eletroforese e preparação de amostras, o LMA conta também com a estrutura multiusuário do Departamento de Bioquímica.

Liderada pela professora Marcia Sarpa, a equipe do laboratório é composta por duas pesquisadoras, uma engenheira química e uma técnica de laboratório, além de alunos de graduação em Biomedicina e Biologia, bolsistas de iniciação científica, ex-alunos. A unidade têm convênio de pesquisa com o Instituto Nacional do Câncer.

Segundo a coordenadora do LMA, a intenção é ampliar a utilização do laboratório: "Pretendemos que outros alunos de Medicina, Nutrição, Biologia e Biomedicina possam usufruir do espaço para iniciação científica, realização de aulas práticas e desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso".

O LMA fica no Departamento de Bioquímica do IB, na Rua Frei Caneca, 94, 4º andar, Centro.

Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio