código do Google analytics Departamento de Bioquímica do IB inaugura Laboratório de Mutagênese Ambiental — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Departamento de Bioquímica do IB inaugura Laboratório de Mutagênese Ambiental

Departamento de Bioquímica do IB inaugura Laboratório de Mutagênese Ambiental

por comunicacao — publicado 12/12/2016 07h10, última modificação 12/12/2016 07h11
Evento de instalação da unidade acontece às 15h desta segunda, 12 de dezembro

Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, às 15h, acontece no Instituto Biomédico (IB) a inauguração do Laboratório de Mutagênese Ambiental (LMA), integrante do Departamento de Bioquímica do IB.

Na nova unidade serão realizados testes para avaliar efeitos citotóxicos e genotóxicos induzidos por agentes químicos, como teste de aberrações cromossômicas, indução de micronúcleo e ensaio cometa. Além de equipamentos necessários para cultivo celular, eletroforese e preparação de amostras, o LMA conta também com a estrutura multiusuário do Departamento de Bioquímica.

Liderada pela professora Marcia Sarpa, a equipe do laboratório é composta por duas pesquisadoras, uma engenheira química e uma técnica de laboratório, além de alunos de graduação em Biomedicina e Biologia, bolsistas de iniciação científica, ex-alunos. A unidade têm convênio de pesquisa com o Instituto Nacional do Câncer.

Segundo a coordenadora do LMA, a intenção é ampliar a utilização do laboratório: "Pretendemos que outros alunos de Medicina, Nutrição, Biologia e Biomedicina possam usufruir do espaço para iniciação científica, realização de aulas práticas e desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso".

O LMA fica no Departamento de Bioquímica do IB, na Rua Frei Caneca, 94, 4º andar, Centro.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio