Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Banner

Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco - outubro

Você está aqui: Página Inicial / Cerimônia de encerramento do Programa Puedes reúne gestores e representantes das Universidades parceiras

Cerimônia de encerramento do Programa Puedes reúne gestores e representantes das Universidades parceiras

por Comunicacao UNIRIO publicado 07/06/2017 13h25, última modificação 08/06/2017 08h45

No dia 5 de junho, foi realizada, no auditório da Escola de Enfermagem da UNIRIO, a cerimônia de encerramento do Programa Participação Universitária para o Desenvolvimento Econômico e Social em América Latina (Puedes/Erasmus Mundus).

O programa, coordenado pela Universidade de Oviedo (Espanha), teve como objetivo alocar recursos para a mobilidade acadêmica de estudantes, docentes e técnicos-administrativos de países latino-americanos, prioritariamente aqueles vítimas de situação de risco social ou qualquer tipo de discriminação. Durante os quatro anos de sua vigência, o Puedes contou com a participação de 20 Universidades, das quais 7 são europeias e 13 são oriundas da América Latina. Além de  co-coordenar o  Projeto na América Latina, a UNIRIO teve a oportunidade de intermediar a mobilidade de seis membros de sua comunidade acadêmica para realizarem estudos nas Universidades europeias parceiras.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do vice-reitor de Extensão e Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oviedo, professor Francisco Jose Borde López, da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UNIRIO, professora Evelyn Orrico (representando o reitor),  da coordenadora de Relações Internacionais da UNIRIO, professora Liliana Angel Vargas, e da responsável pela operacionalização do Programa na Universidade de Oviedo, Silvia Gonzalez.

 Durante a cerimônia, a professora Liliana Vargas destacou a importância da participação da UNIRIO no Puedes e o fato de este ter sido não somente um programa acadêmico, mas também de inclusão social. “Hoje temos certeza que o maior impacto do Puedes estará na vida de muitos estudantes latino-americanos que conseguiram realizar o sonho de estudar em universidades europeias com os recursos fornecidos pelo Puedes. Hoje podemos dizer que nós conseguimos!", afirmou.

 Embora as atividades do Programa tenham chegado ao término, o professor Francisco López reforçou a importância do fortalecimento da parceria. “Esperamos que seja possível ampliá-lo, para que dê novos frutos", finalizou.

 

Cerimônia de Encerramento Projeto PUEDES


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio