Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Bolsistas apresentam relatos sobre experiência como monitores

Bolsistas apresentam relatos sobre experiência como monitores

por Comunicacao UNIRIO publicado 18/10/2016 13h15, última modificação 21/10/2016 09h34

Entre as atividades da 10ª  Semana de Graduação, que acontece durante a 14ª Semana de Integração Acadêmica (SIA),  foram programadas as sessões de pôsteres de Monitoria, ocorridas  entre os dias 17 e 18 de outubro. Mais de 240 bolsistas de diferentes áreas apresentaram seus relatos sobre a experiência vivenciada durante um ano de monitoria.

Nathalia Matola Lima, monitora da disciplina Doenças Vasculares do curso de Medicina, acredita que a participação no Projeto de monitoria contribuiu não somente para adquirir mais conhecimento sobre o conteúdo envolvido, mas também para testar práticas pedagógicas, pois pretende também atuar na área acadêmica depois da graduação. “Tive a oportunidade de pensar em formas diferenciadas para incentivar os alunos a estudarem a matéria, como exibição de vídeos relacionados, e de sugerir alguns artigos para serem discutidos. Além disso, criei um grupo em uma rede social para que os alunos pudessem trocar experiências e tirar dúvidas comigo. Foi muito enriquecedor  para a minha formação profissional porque aprendemos muito quando estamos ensinando”, explicou.

O professor Antônio Luiz de Araújo, responsável por ministrar a disciplina, acredita que o envolvimento dos alunos com o monitor enriquece o aprendizado. “O monitor fala a língua dos alunos e tem a experiência recente de ter frequentado a disciplina. Dessa forma, fica mais fácil saber quais são as dúvidas”, afirmou.

A estudante Beatriz Guimarães Bonfin, monitora da disciplina Ensino de Técnicas de Zoologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, falou sobre a importância da participação dos projetos de monitoria durante a SIA. “É um momento de troca de experiências e  de incentivarmos outros estudantes a  participarem do Programa de Monitoria. Aprendemos muito durante o projeto, vale muito poder estimular outros acadêmicos a vivenciarem isso. Além disso, nesse instante aqui, estamos treinando também para apresentações de pôsteres em Congressos, pois estamos praticando nossa oralidade com explicações para participantes do evento e para avaliadores, declarou.

O diretor de Programas e Atividades Especiais de Ensino de Graduação, Ronaldo Busse, relatou o aumento da participação dos professores nas atividades acadêmicas durante a Semana de Graduação. “O envolvimento do corpo docente na realização da Semana vem crescendo bastante. Neste ano, foi bem maior a adesão para atuarem também como avaliadores de trabalhos acadêmicos. Esse momento é uma ótima oportunidade para que eles possam conhecer os trabalhos de outras áreas”, revelou. O diretor destacou também o fato de a UNIRIO valorizar todas as atividades relacionadas com ensino, pesquisa e extensão. “Geralmente, em eventos como esse, acontecem apresentações apenas de trabalhos científicos. Na UNIRIO, valorizamos também outras formas de se adquirir experiência como ocorre nesse espaço para apresentação dos projetos de monitoria”, acrescentou.

A 14ª SIA prossegue até sexta-feira, dia 21, com palestras, seminários, minicursos e apresentações culturais.  Confira a programação completa.

Apresentação de pôsteres de Monitoria (Foto: Comso)