código do Google analytics Bacharelado em Serviço Social tem primeiras defesas de TCC — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Bacharelado em Serviço Social tem primeiras defesas de TCC

Bacharelado em Serviço Social tem primeiras defesas de TCC

por comunicacao — publicado 16/12/2014 15h15, última modificação 16/12/2014 15h50
Apresentações dos trabalhos de conclusão de curso tiveram início no dia 11 de dezembro, e prosseguem ao longo desta semana

Aconteceu na última quinta-feira, 11 de dezembro, a primeira defesa de TCC (trabalho de conclusão de curso) do Bacharelado em Serviço Social da UNIRIO. A estudante Beatriz Souto Moreira apresentou o trabalho “Ressocializar para o futuro conquistar? Um estudo da pena privativa de liberdade”, orientado pela professora Lobélia Faceira, da Escola de Serviço Social (ESS).

Participaram da banca os professores Vanessa Bezerra (ESS) e Francisco Farias (Programa de Pós-Graduação em Memória Social).

O estudo desenvolvido por Beatriz aborda políticas públicas estaduais de administração penitenciária, em especial o Estado Penal, que aumentou a taxa de encarceramento no Brasil – atualmente o país tem a quarta maior população carcerária mundial. O trabalho trata também de questões raciais e de classe da população carcerária, formada em sua maioria por pobres, jovens e negros, em geral da periferia dos grandes centros urbanos.

Outras três alunas apresentam seus TCCs esta semana. Nesta terça-feira, 16 de dezembro, às 18h, haverá a defesa da estudante Bárbara Soares Pinheiro Souza, com o trabalho “Lutas de classes e pós-modernismo: o movimento negro brasileiro na era neoliberal”, sob orientação do professor Rodrigo Castelo. A apresentação acontece na sala 203 do prédio Padre Anchieta, no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

Na quinta-feira, 18 de dezembro, às 15h, será a vez da estudante Janicy de Jesus de Oliveira, que irá defender o trabalho “O sistema de regulação de vagas (Sisreg) no município do Rio de Janeiro: regulação do acesso à assistência no contexto da contrarreforma da Saúde”, orientado pela professora Janaina Bilate. A defesa será também na sala 203 do prédio Padre Anchieta.

Em seguida, às 18h, haverá a apresentação da estudante Livia Prestes Lima Martins, com o trabalho “O neoliberalismo e a política de assistência estudantil no processo de contrarreforma da Educação Superior Pública Brasileira”, orientado por Rodrigo Castelo, em local a ser definido.

A estudante Beatriz Moreira, primeira a defender o TCC, em apresentação diante da banca (Foto: Escola de Serviço Social)