código do Google analytics Bacharelado em Serviço Social tem primeiras defesas de TCC — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Bacharelado em Serviço Social tem primeiras defesas de TCC

Bacharelado em Serviço Social tem primeiras defesas de TCC

Apresentações dos trabalhos de conclusão de curso tiveram início no dia 11 de dezembro, e prosseguem ao longo desta semana

Aconteceu na última quinta-feira, 11 de dezembro, a primeira defesa de TCC (trabalho de conclusão de curso) do Bacharelado em Serviço Social da UNIRIO. A estudante Beatriz Souto Moreira apresentou o trabalho “Ressocializar para o futuro conquistar? Um estudo da pena privativa de liberdade”, orientado pela professora Lobélia Faceira, da Escola de Serviço Social (ESS).

Participaram da banca os professores Vanessa Bezerra (ESS) e Francisco Farias (Programa de Pós-Graduação em Memória Social).

O estudo desenvolvido por Beatriz aborda políticas públicas estaduais de administração penitenciária, em especial o Estado Penal, que aumentou a taxa de encarceramento no Brasil – atualmente o país tem a quarta maior população carcerária mundial. O trabalho trata também de questões raciais e de classe da população carcerária, formada em sua maioria por pobres, jovens e negros, em geral da periferia dos grandes centros urbanos.

Outras três alunas apresentam seus TCCs esta semana. Nesta terça-feira, 16 de dezembro, às 18h, haverá a defesa da estudante Bárbara Soares Pinheiro Souza, com o trabalho “Lutas de classes e pós-modernismo: o movimento negro brasileiro na era neoliberal”, sob orientação do professor Rodrigo Castelo. A apresentação acontece na sala 203 do prédio Padre Anchieta, no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

Na quinta-feira, 18 de dezembro, às 15h, será a vez da estudante Janicy de Jesus de Oliveira, que irá defender o trabalho “O sistema de regulação de vagas (Sisreg) no município do Rio de Janeiro: regulação do acesso à assistência no contexto da contrarreforma da Saúde”, orientado pela professora Janaina Bilate. A defesa será também na sala 203 do prédio Padre Anchieta.

Em seguida, às 18h, haverá a apresentação da estudante Livia Prestes Lima Martins, com o trabalho “O neoliberalismo e a política de assistência estudantil no processo de contrarreforma da Educação Superior Pública Brasileira”, orientado por Rodrigo Castelo, em local a ser definido.

A estudante Beatriz Moreira, primeira a defender o TCC, em apresentação diante da banca (Foto: Escola de Serviço Social)


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio