código do Google analytics Bacharelado em Filosofia ganha nota 4 em avaliação do MEC — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Bacharelado em Filosofia ganha nota 4 em avaliação do MEC

Bacharelado em Filosofia ganha nota 4 em avaliação do MEC

por comunicacao — publicado 25/05/2012 00h00, última modificação 17/07/2015 14h25

A Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) comemorou, neste mês de maio, a notícia de que o Bacharelado em Filosofia obteve nota 4, numa escala de 1 a 5, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Ministério da Educação (MEC). O resultado ficou acima das expectativas, principalmente por ser a primeira avaliação do curso, que tem apenas dois anos e meio de funcionamento.

O Sinaes analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, considerando aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, infraestrutura e corpo docente. Para a diretora da Faculdade de Filosofia, Profa. Dra. Valéria Wilke, a nota recebida é um importante reconhecimento do trabalho e serve para dar visibilidade à UNIRIO. “Trata-se de um curso bem pensado e que está continuamente sendo repensado. O conceito é um reflexo disso”, observa.

A diretora destaca, entre outros pontos, a qualificação dos docentes da Faculdade. Atualmente, atuam no Bacharelado em Filosofia 15 professores, dos quais 14 são doutores e um possui mestrado. O apoio aos discentes, por meio de bolsas sociais e pedagógicas, e a integração dos estudantes com os professores também contaram positivamente para o bom desempenho na avaliação do MEC. Atualmente, o curso tem 54 estudantes.

“Esse conceito se deve muito à atuação dos professores, em especial no que se refere à titulação, sabendo que precisamos melhorar a produção científica. E também se deve aos nossos discentes, que correspondem às exigências do curso”, afirma Valéria Wilke.


Saudação

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) manifestou-se sobre o reconhecimento do MEC e parabenizou os integrantes da Faculdade pelo conceito obtido:

“O Bacharelado em Filosofia da UNIRIO obteve o reconhecimento do MEC na última semana. A avaliação do curso alcançou a nota 4, apontando a qualidade e o comprometimento de seu Corpo Docente, Técnico-Administrativo e Discente. Saudamos a Faculdade de Filosofia por este momento e parabenizamos a todos pelo esforço e dedicação demonstrados.”


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio