código do Google analytics Aula inaugural da enfermagem comemora o Dia Internacional da Mulher — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Aula inaugural da enfermagem comemora o Dia Internacional da Mulher

Aula inaugural da enfermagem comemora o Dia Internacional da Mulher

Exposição e palestras estão na programação das atividades da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, que acontecem na próxima terça-feira, dia 8

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UNIRIO, realiza a aula inaugural do 1º semestre de 2016 com uma programação especial. A atividade acontece no auditório Vera Janacopulos, no campus da reitoria, a partir das 9h.

Organizada pelos departamentos Materno-Infantil e de Enfermagem de Saúde Pública da EEAP, o evento traz uma exposição – Sífilis: cuidado, arte, cultura – e duas palestras. Na parte da manhã, o tema é Zika vírus: os desafios da pesquisa e do cuidado em gestantes, que será apresentado por Mercedes Neto, professora do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Uerj e coordenadora epistemológica da maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda, e Rodrigo de Morais Brindeiro, diretor do Instituto de Biologia da UFRJ e pesquisador do laboratório de virologia molecular na mesma universidade.

À tarde, a palestra Ninguém Nasce Mulher: torna-se mulher (Simone de Beauvoir, 1980) será ministrada por Ana Paula Sciammarella e Kathyla Katheryne Valverde. Ana é coordenadora do Comitê Latino-Americano para Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da UFF. Já a Kathyla é uma transativista da Associação das Travestis e Transexuais do estado do Rio (Astra-Rio), graduanda de Pedagogia da Uerj e aluna do curso de extensão da Escola de Música da UFRJ.

Os interessados podem se inscrever no dia do evento.

O auditório Vera Janacopulos fica na Avenida Pasteur, 296 – Urca.

Confira a programação:

8h-10h: Inscrições

Exposição: Sífilis: cuidado, arte, cultura

10h-12h: Palestra Zika vírus: os desafios da pesquisa e do cuidado em gestantes

14h-16h: Palestra Ninguém Nasce Mulher: torna-se mulher (Simone de Beauvoir, 1980)