código do Google analytics Auditório do CCET ganha nome em homenagem a Tércio Pacitti — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Auditório do CCET ganha nome em homenagem a Tércio Pacitti

Auditório do CCET ganha nome em homenagem a Tércio Pacitti

por comunicacao — publicado 15/09/2014 13h25, última modificação 15/09/2014 17h19
Cerimônia de batismo do espaço aconteceu na sexta-feira, 12 de setembro; professor e ex-decano do CCET, Pacitti faleceu em junho

Em cerimônia marcada pela emoção, o Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) recebeu, nesta sexta-feira (16), o nome Tércio Pacitti, em deferência ao professor e ex-decano do Centro, falecido em junho, aos 85 anos.

O descerramento da placa com o novo nome do auditório contou com a presença do reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca; do decano do CCET, Luiz Amâncio Machado; da diretora da Escola de Informática Aplicada, Morganna Diniz; e da viúva do homenageado, Eunice Pacitti.

Em sua fala, o reitor Jutuca destacou a importância do professor Pacitti para a formação dos profissionais das Ciências Exatas no país – especialmente por meio de seu livro Fortran Monitor, o primeiro lançado no Brasil sobre a linguagem de programação desenvolvida na década de 1950 e utilizada até hoje. “Pacitti é um ícone, uma figura emblemática. Sua obra permitiu que cientistas de forma geral pudessem referenciar seus dados”, ressaltou.

O estudante do Bacharelado em Sistemas de Informação Arthur Henrique Machado Dutra, presidente do Diretório Acadêmico Tércio Pacitti, e o docente e ex-decano do CCET Astério Tanaka prestaram homenagem a Pacitti. Os dois salientaram a importância do professor, a quem consideram um exemplo, para a estruturação do CCET e para a formação de seus ex-alunos, bem como daqueles influenciados por seu trabalho.

Também participaram da cerimônia o vice-reitor, José da Costa Filho; o diretor da Escola de Matemática, Ronaldo Busse; e a diretora da Escola de Engenharia de Produção, Cládice Diniz.

Eunice Pacitti entrega ao discente Arthur um livro do professor homenageado (Foto: Comso)

registrado em: CCET