Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Agenda de Eventos Unirio

Banner - Jornal Em foco de Junho

Você está aqui: Página Inicial / Arquivo Central elimina mais de duas toneladas de documentos

Arquivo Central elimina mais de duas toneladas de documentos

por Comunicacao UNIRIO publicado 11/09/2017 18h55, última modificação 12/09/2017 12h35

No dia 29 de agosto, o Arquivo Central, por intermédio da empresa CRR Centro de Reciclagem, realizou a eliminação de 30,35 metros lineares de documentos (equivalente a 2.360 quilos de papéis), que foram inutilizados por meio de fragmentação mecânica.

Este trabalho, embora de competência formal da Gerência de Gestão de Documentos, é resultado das atividades técnicas levadas a efeito pelos profissionais do Arquivo Central, cuja parte mais visível pode ser entendida como a racionalização do volume da massa documental produzida e recebida pela UNIRIO.

A eliminação de documentos tem sustentação jurídica na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional, sobretudo na Legislação Arquivística Brasileira.

Com base nessas orientações, nenhuma eliminação de documentos na Universidade deve ocorrer sem a autorização expressa da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UNIRIO (CPAD), do Arquivo Nacional, do Reitor da Universidade e do Diretor do Arquivo Central, em suas esferas específicas de competência.  

“Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado como de interesse público e social.” (Lei nº 8.159/1991).


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio