código do Google analytics Arquivista da UNIRIO desenvolve aplicativo de classificação de documentos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Arquivista da UNIRIO desenvolve aplicativo de classificação de documentos

Arquivista da UNIRIO desenvolve aplicativo de classificação de documentos

por comunicacao — publicado 09/07/2019 16h55, última modificação 12/07/2019 17h56
Voltado para profissionais e estudantes de arquivologia, "TTDD meio" funciona off-line e está disponível para download gratuito

A arquivista da UNIRIO Paula Cotrim Abrantes e o engenheiro eletrônico Antonio Abrantes desenvolveram um aplicativo que auxilia na classificação e destinação final de documentos de arquivos da Administração Pública, destinado às atividades-meio. O TTDD meio (sigla para Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos), totalmente gratuito e sem anúncios, está disponível para download no Google Play.

No processo de arquivamento, cada material recebe um código que indica o assunto abordado, e se o documento ficará em guarda permanente ou será eliminado. O aplicativo possibilita consultas à classificação de documentos, com recursos de busca direto pelo código com suas respectivas temporalidades. Há, ainda, um índice por assunto, uma ferramenta de ajuda e uma seção de informações.

Todos os recursos são embasados na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da Atividade- Meio da Administração Pública, aprovada pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

Com menos de 4 megabytes e navegação fácil e intuitiva, o TTDD busca ajudar profissionais e estudantes de arquivologia a entender melhor a classificação de documentos. Uma vez instalado, o aplicativo dispensa internet, o que beneficia usuários de diversos municípios brasileiros onde há dificuldades de acesso à rede.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio