código do Google analytics Arquivista da UNIRIO desenvolve aplicativo de classificação de documentos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Arquivista da UNIRIO desenvolve aplicativo de classificação de documentos

Arquivista da UNIRIO desenvolve aplicativo de classificação de documentos

por Comso publicado 09/07/2019 16h55, última modificação 12/07/2019 17h56

A arquivista da UNIRIO Paula Cotrim Abrantes e o engenheiro eletrônico Antonio Abrantes desenvolveram um aplicativo que auxilia na classificação e destinação final de documentos de arquivos da Administração Pública, destinado às atividades-meio. O TTDD meio (sigla para Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos), totalmente gratuito e sem anúncios, está disponível para download no Google Play.

No processo de arquivamento, cada material recebe um código que indica o assunto abordado, e se o documento ficará em guarda permanente ou será eliminado. O aplicativo possibilita consultas à classificação de documentos, com recursos de busca direto pelo código com suas respectivas temporalidades. Há, ainda, um índice por assunto, uma ferramenta de ajuda e uma seção de informações.

Todos os recursos são embasados na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da Atividade- Meio da Administração Pública, aprovada pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

Com menos de 4 megabytes e navegação fácil e intuitiva, o TTDD busca ajudar profissionais e estudantes de arquivologia a entender melhor a classificação de documentos. Uma vez instalado, o aplicativo dispensa internet, o que beneficia usuários de diversos municípios brasileiros onde há dificuldades de acesso à rede.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio