Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Banner

Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco

Você está aqui: Página Inicial / Imortal da ABL recebe título de Doutor Honoris Causa

Imortal da ABL recebe título de Doutor Honoris Causa

por Comunicacao UNIRIO publicado 14/07/2017 15h40, última modificação 17/07/2017 14h28

embro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1984, o escritor Arnaldo Niskier recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 14, o título de Doutor Honoris Causa da UNIRIO. A condecoração ocorreu em cerimônia realizada no Auditório Vera Janacopulos, com a presença de personalidades dos campos da educação e cultura.

A apresentação do homenageado ficou a cargo do decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Luiz Amâncio Machado de Sousa Jr. “É imperioso que a universidade pública torne-se o bastião da luta contra a dilapidação do ensino público de qualidade e da pesquisa, honrando os que defenderam seus ideais acadêmicos e democráticos e reverenciando aqueles que dedicaram a vida a refletir e debater a educação de base, como o professor Arnaldo Niskier”, salientou.

O presidente da ABL, Domício Proença, discursou sobre a “imortalidade” dos membros da Academia, lembrando a inquietação dos filósofos gregos com o percurso existencial humano. Em seguida, felicitou o colega pela homenagem: “a família festeja, a Academia rejubila-se, os amigos aplaudem”.

Também integrante da ABL, a escritora Nélida Piñon apontou a generosidade como traço característico de Niskier. “É um homem voltado para a compaixão: tem vocação para se envolver com as pessoas”, ressaltou. “É um grande acadêmico, que não prescindimos e com quem aprendemos muito”.

O presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa, destacou a diversificada trajetória profissional do homenageado, segundo ele, “um homem completo”. Depois, convocou o público presente para saudar o escritor: “ele merece não só o título de Doutor Honoris Causa, mas que, de pé, o aplaudamos como exemplo para as novas gerações brasileiras”.

Para Niskier, o título é concedido a quem pode se orgulhar de uma longa vida de magistério – “na verdade, são mais de 60 anos de carreira”, salientou. “Em todos esses anos, fiz um extraordinário esforço para entender o fenômeno da educação, procurando trabalhar pelo seu aperfeiçoamento”.

O escritor também falou sobre o advento das novas tecnologias da comunicação, que, para ele, têm mudado a forma como se faz educação. “Estamos vivendo em pleno mundo digital. Embora ainda existam bolsões de pobreza – e como há –, de 20 anos para cá a internet comercial passou a ser uma realidade”.

O reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca, observou que, em 2010, o imortal recebeu o título de Doutor Honoris Causa conferido a Machado de Assis in memoriam, representando a Academia Brasileira de Letras. O professor também ressaltou que Niskier já proferiu uma aula magna na Universidade.

“Nosso homenageado possui trajetória de inegável valor, dentro da educação e da cultura de nosso país”, ressaltou. “Evidencio nosso apreço e, com enorme satisfação, lhe dou as boas-vindas à sua UNIRIO. Seja muito bem-vindo!”

Da esquerda para a direita: Domício Proença; Luiz Amâncio Machado de Sousa Jr.; Luiz Pedro San Gil Jutuca; Arnaldo Niskier; Carlos Alberto Serpa; e Nélida Piñon (Foto: Comso)

Niskier representando a ABL em cerimônia de outorga de título de Doutor Honoris Causa realizada em 2010 (Foto: Divulgação)


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio