Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Banner

Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco - outubro

Você está aqui: Página Inicial / Alunos apresentam trabalhos durante o XXII Encontro de Extensão

Alunos apresentam trabalhos durante o XXII Encontro de Extensão

por Comunicacao UNIRIO publicado 27/10/2017 09h30, última modificação 27/10/2017 11h26

Entre os dias 24 e 26 de outubro, ocorreu o  XXII  Encontro de Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProExC). Durante o evento,  que acontece ao longo da XV Semana de Integração Acadêmica (SIA), alunos de diversos cursos da UNIRIO tiveram a oportunidade  de apresentar seus trabalhos de extensão e, também, de trocar experiências com os outros participantes.

Como o tema da XV SIA foi   “A Matemática está em tudo” (de acordo com  a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), nas apresentações orais dos projetos de extensão, os estudantes foram desafiados a demonstrar onde a matemática está presente em seu projeto. Além disso, diversos princípios essenciais para o desenvolvimento de inovações, como interatividade,  parceria com outras instituições, interdisciplinaridade,  sustentabilidade  e o uso de tecnologias foram utilizados por  muitos  trabalhos.

O aluno de Medicina, André Poton, apresentou seu projeto sobre a Aplicação do Biodesign no Ensino Médico. “Por meio do processamento digital de imagem, temos a chance de criar, em parceria com o Curso de Design da PUC-Rio, impressões em 3D de órgãos do corpo humano”, destacou. O objetivo do projeto é demonstrar como a tecnologia 3D pode auxiliar no ensino médico, facilitando a compreensão da fisiopatologia das doenças, bem como analisar qual seria o meio mais adequado de demonstrar essa tecnologia na prática didática. Poton explicou ainda que  a matemática se faz presente no processo de segmentação de imagens, fundamental para a geração dos modelos 3D, que se utiliza de conceitos da área de processamento digital de imagens (PDI). “Toda imagem é uma matriz, composta por pixels, que se traduzem por bytes, compostos por bits, na linguagem digital. Os filtros usados em PDI são operações matemáticas, como média, mediana, moda, entre outros”, esclareceu.

Já durante a apresentação do trabalho O ensino de ciências e botânica para pessoas com deficiência visual no Jardim Didático e Evolutivo da UNIRIO, o aluno  Gabriel  Rocha, do Curso de Ciências Ambientais, explicou que um dos objetivos da pesquisa é analisar a  capacidade de estudantes com deficiência visual em identificar estruturas destacadas em modelos 3D, bem como a forma de interação na troca de conhecimentos sobre as plantas.  Segundo ele, a matemática está presente na avaliação dos  questionários  das atividades de visita guiada e nos cálculos para implementar e manter o sistema de irrigação automático no jardim didático.

Durante os três dias de evento, aconteceram mais de 200 apresentações nas modalidades oral, painel, artística e roda de conversa. Confira a programação completa  e o resumo dos trabalhos apresentados.

 

 Sobre a SIA

A  XV SIA acontece até a próxima sexta-feira, dia 27 de outubro,  tem como o tema “A Matemática está em tudo”e traz diversas atividades como apresentações orais e de pôsteres de estudantes, palestras,  mesas-redondas, minicursos e apresentações artístico-culturais. A Semana congrega outros cinco eventos: XI Semana de Ensino de Graduação, XVI Jornada de Iniciação Científica, XII Encontro de Extensão, III Jornada de Pós-Graduação e II Jornada de Educação a Distância. 


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio