Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / Inovação é tema de debate na abertura da 12ª Semana de Integração Acadêmica

Inovação é tema de debate na abertura da 12ª Semana de Integração Acadêmica

por Comunicacao UNIRIO publicado 13/10/2014 21h15, última modificação 14/10/2014 15h56

A importância da inovação e suas contribuições para o desenvolvimento social foram o mote da mesa-redonda que abriu nesta segunda-feira a 12ª Semana de Integração Acadêmica (SIA), que acontece em conjunto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.

O evento teve como convidados o professor Marcos Pinotti, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o empreendedor Nelson Cintra, do Instituto Nacional de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis (INPTS). Em debate mediado pela professora Heloisa Borges, da Escola de Engenharia de Produção da UNIRIO, eles provocaram uma reflexão sobre a necessidade de se promover a inovação e as dificuldades envolvidas neste processo.

Desafios 

Inovar, como ressaltou Pinotti, é desenvolver novas soluções para atender a novas demandas. No entanto, com o passar o tempo, essas soluções vão se tornando obsoletas, e surgem novas inovações para atender às demandas da sociedade e do mercado. Como exemplo, Pinotti mostrou uma capa de jornal da década passada, que noticiava o “lançamento de um celular que envia mensagens de texto” e ensinava a “compactar uma música para caber em três disquetes”.

“Toda inovação tem prazo de validade. Observamos um ciclo que inclui o sucesso no desenvolvimento de uma inovação seguido de sua superação”, comentou o professor da UFMG.

Para Pinotti, o quadro ideal para o desenvolvimento da inovação reúne a universidade, que forma mão de obra qualificada; professores e alunos, que são os protagonistas atuais e futuros da ação; o governo, que investe em pesquisa; os investidores, que possibilitam a aplicação do conhecimento; e a sociedade, que reconhece a inovação e demanda novos produtos e processos.

Ele apresentou alguns projetos desenvolvidos por Laboratórios da UFMG sob sua coordenação. Entre eles, um processo de desinfecção (contra bactérias e fungos) mediada pela luz, utilizado nas áreas de Medicina e Odontologia; e um tênis originado por meio da biomimética – tecnologia inspirada na natureza –, que se baseia na estrutura da pata dos gatos.

Empreendedorismo 

Exemplo de como a inovação pode ser desenvolvida por quem está fora da universidade, o presidente do Instituto Nacional de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis (INPTS), Nelson Cintra, apresentou sua experiência ao público que lotou o Auditório Vera Janacopulos.

Devido às dificuldades que sentia em desenvolver seus projetos dentro de uma universidade privada, Cintra decidiu buscar meios para colocá-los em prática. Após apresentar na Rio+20 [Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em 2012 no Rio de Janeiro] uma proposta de casa autossuficiente, foi aconselhado a abrir sua própria instituição.

Assim nasceu o INPTS, rede que buscar reunir pesquisadores e inventores de todo o país, para viabilizar o desenvolvimento de produtos e soluções sustentáveis. “Buscamos ajudar aqueles que têm boas ideias, mas não sabem como transformá-las em algo prático”, explicou Cintra.

Um dos principais projetos coordenados pelo empreendedor é o da Reprocessed House, fruto da pesquisa voltada para a construção de residências sustentáveis. Segundo Cintra, as principais vantagens da iniciativa são a rapidez de construção e o baixo custo do projeto, em comparação com outros na linha sustentável.

“A ecologia passou a integrar o pensamento das empresas e da sociedade em geral. Pesquisas e projetos nessa área são cada vez mais solicitados”, apontou.

SIA/SNCT

A sessão de abertura da 12ª SIA e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 contou com a participação do reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca; do vice-reitor, José da Costa Filho; da pró-reitora de Graduação, Loreine Hermida; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG), Ricardo Cardoso; e da diretora do Departamento de Extensão, Sônia Middleton. Antes do debate, houve apresentação cultural da Camerata de Cordas da UNIRIO.

A SIA/SNCT prossegue com atividades até o próximo sábado, 18 de outubro. Confira a programação

 

Camerata de Cordas da UNIRIO se apresentou no evento (Foto: Comso)


Acesso a Informação Capes CNPQ