NAU

Você está aqui: Página Inicial / Abertura da 14ª SIA conta com palestra sobre avanços da ciência em Nutrição

Abertura da 14ª SIA conta com palestra sobre avanços da ciência em Nutrição

por Comunicacao UNIRIO publicado 17/10/2016 13h58, última modificação 17/10/2016 13h58

Teve início na manhã desta segunda-feira, dia 17 de outubro, a 14ª edição da Semana de Integração Acadêmica (SIA) da UNIRIO. Realizada em conjunto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – que tem como tema deste ano Ciência Alimentando o Brasil – , o evento contou com uma palestra da professora de nutrição da Universidade de São Paulo (USP) Silvia Cozzolino, que discursou sobre os Avanços da Ciência em Nutrição no Brasil e no mundo.

Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-3) e pesquisadora da área de micronutrientes, Silvia apresentou definições de saúde e nutrição e a evolução das técnicas analíticas, relacionou a área da nutrição com a ciência, abordou a genômica nutricional e deu ênfase ao consumo do selênio como importante elemento para o sistema imunológico e para a prevenção de doenças. A professora mostrou diversas pesquisas do seu grupo de estudo a respeito da castanha do Brasil, conhecida também como castanha do Pará, que é uma fonte muito rica em selênio. Ela também informou que o consumo de uma noz por dia é suficiente para suprir a necessidade diária do micronutriente.

Antes da palestra, foi realizada a cerimônia de abertura, que foi presidida pelo reitor da UNIRIO Luiz Pedro San Gil Jutuca. Estiveram presentes na mesa o vice-reitor Ricardo Cardoso, o pró-reitor de Graduação Alcides Guarino, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa Evelyn Orrico, a pró-reitora de Extensão e Cultura Cláudia Aiub, a pró-reitora de Administração Núria Mendes e a diretora de Gestão Administrativa Claudia Gurgel, representando a pró-reitora de Assuntos Estudantis Mônica Valle.  Jutuca reforçou que a Universidade é muito mais do que a sala de aula e que a SIA é um momento para divulgar o que foi desenvolvido ao longo de um ano. “É o período em que as competências e qualidades são apresentadas e divididas com toda a Universidade”, ressaltou.

A 14ª SIA acontece até a próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, e traz diversas atividades como apresentações orais e de pôsteres de estudantes, palestras, minicursos, encontros científicos, mesas-redondas e apresentações artístico-culturais. A Semana congrega outros cinco eventos: 10ª Semana de Ensino de Graduação, 15ª Jornada de Iniciação Científica, 21º Encontro de Extensão, 2ª Jornada de Pós-Graduação e 1ª Jornada de Educação a Distância. Confira a programação completa

As atividades são abertas ao público em geral, com exceção dos minicursos, que demandam inscrição prévia.

Mais informações na página da 14ª SIA: http://www.unirio.br/sia.

abertura Sia

Swing Lab