código do Google analytics Abertas as inscrições para programa de bolsas voltado a estudantes indígenas e quilombolas — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Abertas as inscrições para programa de bolsas voltado a estudantes indígenas e quilombolas

Abertas as inscrições para programa de bolsas voltado a estudantes indígenas e quilombolas

por comunicacao — publicado 05/07/2019 16h00, última modificação 08/07/2019 13h31
Na UNIRIO, o auxílio não poderá ser acumulado com a Bolsa de Incentivo Acadêmico, mas poderá ser recebido com um dos auxílios da Prae (auxílio-moradia ou alimentação)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) informa que estão abertas, até 30 de agosto, as inscrições para o Programa Bolsa Permanência (PBP) do Ministério da Educação (MEC), destinado a estudantes indígenas e quilombolas.

Em linhas gerais, o Programa é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

O valor atualmente praticado da bolsa em geral é de R$ 400. No entanto, de acordo com o “Manual de Gestão do Programa”, para os estudantes indígenas e quilombolas, será garantido um valor diferenciado, igual a pelo menos o dobro da bolsa paga aos demais estudantes, em razão de suas especificidades com relação à organização social de suas comunidades, condição geográfica, costumes, línguas, crenças e tradições, amparadas pela Constituição Federal.

Na UNIRIO, a Bolsa Permanência do MEC não poderá ser acumulada com a Bolsa de Incentivo Acadêmico, mas poderá ser recebida com um dos auxílios da Prae (auxílio-moradia ou alimentação).

Os interessados devem fazer a inscrição no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), imprimir o termo de compromisso e entregar, juntamente com a documentação exigida e o formulário disponibilizado pela Prae, no Setor de Serviço Social, às quartas ou sextas-feiras, das 9 às 15h.

Para obter informações ou em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail servicosocial.prae@unirio.br ou pelo telefone (21) 2542-7577.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio