código do Google analytics Abecin premia autora de TCC apresentado na Escola de Biblioteconomia — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Abecin premia autora de TCC apresentado na Escola de Biblioteconomia

Abecin premia autora de TCC apresentado na Escola de Biblioteconomia

por Comso publicado 05/12/2014 14h23, última modificação 05/12/2014 14h23

O trabalho de conclusão de curso (TCC) A representação de documentos fotográficos: a análise documentária e os códigos de catalogação, desenvolvido na UNIRIO, foi premiado pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin) como o melhor TCC da Região Sudeste na área de Biblioteconomia. O estudo foi desenvolvido pela hoje egressa da Escola de Biblioteconomia Leila Fidelis Macedo, sob orientação da professora Naira Christofoletti Silveira.

A proposta do trabalho foi avaliar a eficiência dos códigos de catalogação usuais para organizar documentos fotográficos. Para Leila, os códigos atualmente utilizados são mais voltados para a catalogação de livros do que de fotos, pois não incluem dimensões expressivas das imagens, como posição de câmera, luminosidade e técnicas de captura. A defesa ocorreu no dia 18 de dezembro de 2013, na Escola de Biblioteconomia.

Embora o trabalho tivesse sido indicado ao prêmio pela própria Escola, a autora não esperava ser premiada. “Foi uma surpresa muito boa”, comemorou. “Atribuo esse prêmio à orientadora, por todo o auxílio que me deu, e a todos aqueles que, de alguma maneira, me ajudaram durante o desenvolvimento do TCC”.