código do Google analytics Abecin premia autora de TCC apresentado na Escola de Biblioteconomia — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Abecin premia autora de TCC apresentado na Escola de Biblioteconomia

Abecin premia autora de TCC apresentado na Escola de Biblioteconomia

por comunicacao — publicado 05/12/2014 13h23, última modificação 05/12/2014 13h23
Leila Fidelis Macedo desenvolveu estudo sobre a representação de documentos fotográficos

O trabalho de conclusão de curso (TCC) A representação de documentos fotográficos: a análise documentária e os códigos de catalogação, desenvolvido na UNIRIO, foi premiado pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin) como o melhor TCC da Região Sudeste na área de Biblioteconomia. O estudo foi desenvolvido pela hoje egressa da Escola de Biblioteconomia Leila Fidelis Macedo, sob orientação da professora Naira Christofoletti Silveira.

A proposta do trabalho foi avaliar a eficiência dos códigos de catalogação usuais para organizar documentos fotográficos. Para Leila, os códigos atualmente utilizados são mais voltados para a catalogação de livros do que de fotos, pois não incluem dimensões expressivas das imagens, como posição de câmera, luminosidade e técnicas de captura. A defesa ocorreu no dia 18 de dezembro de 2013, na Escola de Biblioteconomia.

Embora o trabalho tivesse sido indicado ao prêmio pela própria Escola, a autora não esperava ser premiada. “Foi uma surpresa muito boa”, comemorou. “Atribuo esse prêmio à orientadora, por todo o auxílio que me deu, e a todos aqueles que, de alguma maneira, me ajudaram durante o desenvolvimento do TCC”. 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio