código do Google analytics “O substituto” é atração desta sexta no Fórum de Psicanálise e Cinema — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / “O substituto” é atração desta sexta no Fórum de Psicanálise e Cinema

“O substituto” é atração desta sexta no Fórum de Psicanálise e Cinema

por diogo.martins publicado 29/08/2013 00h00, última modificação 17/09/2013 14h17

Henry Barthes é professor de escola pública e possui um talento nato para criar empatia com jovens. Porém, decidido a não criar vínculos, opta por uma carreira de substituição, orientando turmas que ficaram sem docente.

Esse é o enredo do filme “O substituto” (Tony Kaye, 2011), que será exibido nesta sexta-feira, dia 30, às 18h, no Auditório Vera Janacopulos. Após a exibição, a obra será analisada pelos psicanalistas Neilton Silva e Waldemar Zusman, e pela museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro. O evento integra a programação do Fórum de Psicanálise e Cinema.

Projeto

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997, como projeto de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3 (APRIO3) . A partir de 2004, passou a contar com a participação da museóloga Ana Lúcia de Castro, professora da UNIRIO, responsável pelas informações técnicas e culturais dos filmes.

Em 2006 a UNIRIO firmou parceria com a Associação, para sediar, mensalmente, o Fórum de Psicanálise e Cinema. Quando a APRIO3 se fundiu com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), em agosto de 2011, a parceria foi mantida.

Abertas ao público, as sessões acontecem sempre nas últimas sextas-feiras de cada mês. O auditório Vera Janacopulos se localiza no campus da Reitoria (Avenida Pasteur, 296, Urca). Outras informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio