código do Google analytics “Fator nutricional é determinante no desenvolvimento neural”, salienta neurocientista Cláudio Serfaty — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / “Fator nutricional é determinante no desenvolvimento neural”, salienta neurocientista Cláudio Serfaty

por comunicacao — publicado 20/08/2013 00h00, última modificação 02/06/2015 09h25

Na conferência de abertura da 12ª Jornada de Iniciação Científica, ministrada na tarde desta terça-feira, dia 20, no auditório Vera Janacopulos, o professor do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Cláudio Serfaty falou sobre nutrição e o desenvolvimento cerebral.

Segundo ele, o período crítico do desenvolvimento sensório-motor-cognitivo humano compreende majoritariamente a fase dos 0 aos 5 anos de idade. “Dentre os fatores que interferem no desenvolvimento neural durante esse período estão a estimulação ambiental e a ingestão nutricional”, disse.

O pesquisador apresentou dois estudos realizados no âmbito do Laboratório de Plasticidade Neural, no qual atua como coordenador. O primeiro deles visava investigar os efeitos da restrição nutricional do aminoácido triptofano, encontrado em diversos alimentos. Os experimentos realizados evidenciaram que a restrição do nutriente reduz a plasticidade neural do cérebro durante o período crítico.

Já o segundo estudo apresentado relacionava o desenvolvimento cerebral aos ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes de águas profundas, sementes de linhaça, nozes e óleos vegetais. De acordo com Serfaty, a restrição de ômega-3 altera a distribuição de axônios visuais em animais jovens, o que evidencia que fatores nutricionais são determinantes no desenvolvimento de conectividade no sistema visual.

Jornada

Na abertura da Jornada, o pró-reitor de Pesquisa da UNIRIO, Ricardo Cardoso, comemorou o crescimento da atividade científica na Universidade. “Hoje, temos 377 bolsistas de iniciação científica”, revelou. Além disso, “a maioria dos professores que ingressaram recentemente têm título de doutor, o que levou à ampliação dos programas de pós-graduação da UNIRIO”.

O evento prossegue até a próxima sexta-feira, dia 23, com minicursos e apresentações orais e de pôsteres. A programação completa está disponível no site http://www2.unirio.br/unirio/iniciacaocientifica.