Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / 'Cupins e baratas podem ajudar na produção de biocombustíveis no Brasil?' é tema de palestra no Instituto Biomédico

'Cupins e baratas podem ajudar na produção de biocombustíveis no Brasil?' é tema de palestra no Instituto Biomédico

por Comunicacao UNIRIO publicado 04/11/2015 10h55, última modificação 05/11/2015 09h35

Nesta sexta-feira, dia 06 de novembro,  o Instituto Biomédico (IB/UNIRIO) promove a palestra “Cupins e baratas podem ajudar na produção de biocombustíveis no Brasil?”  O palestrante convidado é Ednildo Machado, professor associado do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ.

O evento, que integra os Seminários do Instituto Biomédico, acontece a partir das 12h, no Anfiteatro Geral do IB (sala A-210), na Rua Frei Caneca, 94, Centro.

Ednildo de Alcantara Machado possui graduação em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), concluiu seu mestrado (1992) e doutorado (1998) pela pós-graduação em Química Biológica pela UFRJ. Atualmente é professor associado do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Tem experiência na área de Fisiologia de insetos, com interesse em duas grandes linhas de pesquisa:

1a linha de pesquisa - Caracterização de moléculas com propriedades antimicrobianas em diversos insetos como a barata Periplaneta americana e do veneno de formiga do genero Solenopsis . O grupo está envolvido na caracterização de moléculas com importante atividade animicrobiana ativa contra fungos, bactérias e protozoários (Trypanosoma cruzi).

2a linha de pesquisa - Caracterização de enzimas envolvidas na digestão no intestino de insetos utilizando como modelos: as baratas Periplaneta americana e Nauphoeta cinérea e também diversas espécies de cupim. 

 (Liliana Vallejo/Jornalista Comso)


Acesso a Informação Capes CNPQ