Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Agenda de Eventos Unirio

Capa da edição de julho do informativo eletrônico Em Foco.

Cartilha conduta eleições 2018

Você está aqui: Página Inicial / 'Cenas de um Casamento' é o filme do mês no Fórum de Psicanálise e Cinema

'Cenas de um Casamento' é o filme do mês no Fórum de Psicanálise e Cinema

por Comunicacao UNIRIO publicado 25/04/2018 16h05, última modificação 26/04/2018 09h58

Clássico da cinematografia do diretor sueco Ingmar Bergman, o filme Cenas de um Casamento (1973) será exibido na próxima sexta (27) como parte do projeto Fórum de Psicanálise e Cinema. A exibição acontece a partir  das 18h, na Sala Vera Janacopulos. Após a exibição, a professora Ana Lúcia de Castro e o  psicanalista Neilton Silva realizarão análises sobre múltiplos aspectos do filme, seguidas de debate.  

O roteiro de Cenas de um Casamento discute a relação de Johan (Erland Josephson) e Marianne (Liv Ullmann), casados há dez anos. Aparentemente bem-sucedidos e felizes aos olhos dos amigos, tudo começa a mudar quando Johan admite que está tendo um caso – o que acaba por gerar um processo de divórcio. Mesmo ao buscarem outros relacionamentos, o casal percebe que tem uma ligação muito forte a ser preservada. 

O filme foi originalmente criado como uma série na televisão sueca, dividida em seis capítulos, com total de 281 minutos. Depois foi lançado em formato comercial nos cinemas, mantendo a mesma estrutura, porém tendo sua duração reduzida para 167 minutos.

A entrada é gratuita. O auditório Vera Janacopulos fica localizada na Avenida Pasteur, 296. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço de correio eletrônico forumpsicinema@gmail.com. Durante o evento estará sendo vendido o livro Fórum de Psicanálise e Cinema: 20 filmes analisados, de autoria de Ana Lúcia de Castro e Neilton Dias da Silva, que surgiu a partir dos debates realizados no projeto.

Sobre o fórum

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente Waldemar Zusman e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, o projeto passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes. Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento.


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio