código do Google analytics ‘Podcast’ Panela de Pressão promove alimentação saudável com linguagem acessível — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / ‘Podcast’ Panela de Pressão promove alimentação saudável com linguagem acessível

‘Podcast’ Panela de Pressão promove alimentação saudável com linguagem acessível

por Comunicação publicado 27/12/2021 21h09, última modificação 28/12/2021 09h36
Projeto surgiu como avaliação da disciplina “Fisiologia Humana” durante o período de ensino remoto, no curso de graduação em Nutrição

Temperos, agrotóxicos, vegetarianismo, leitura de rótulos e higienização de alimentos. Esses são alguns dos temas abordados no projeto de extensão Podcast Panela de Pressão: um podcast que busca promover educação popular em saúde de maneira atraente e motivadora para os ouvintes”. A iniciativa é da aluna da Escola de Nutrição Roberta Breves, sob a orientação da docente do Instituto Biomédico (IB) Eliane Rocha.

O projeto é fruto do período de ensino remoto estabelecido em virtude do cenário pandêmico. A proposta nasceu como uma avaliação em formato de podcast na disciplina “Fisiologia Humana”, lecionada por Eliane no curso de graduação em Nutrição. Diante do sucesso do trabalho acadêmico, a professora sugeriu transformá-lo em projeto de extensão, para que Roberta pudesse levar ao público informações relacionadas à nutrição e alimentação com linguagem leve e acessível.

“Meu principal objetivo é promover hábitos alimentares e estilo de vida baseados no Guia Alimentar para a População Brasileira”, ressalta a aluna, destacando que o documento estimula o consumo de ingredientes naturais e de origem vegetal. “Busco também incentivar os ouvintes a procurarem um profissional nutricionista, capaz de criar um plano alimentar embasado e individualizado”, completa.

Há, ainda, dicas de culinária, com sugestões de pratos e ingredientes, visando ao fomento da autonomia alimentar. Segundo Roberta, a proposta é estimular as pessoas a se conectarem com a cozinha e conhecerem a diversidade alimentar brasileira. “É importante que aprendam a cozinhar e se voltem novamente para esse lugar, onde criamos nossa comida, pois estamos perdendo essa conexão”, salienta.

A primeira temporada teve oito episódios, com enfoque fisiológico e nutricional. Já a segunda temporada, atualmente no sétimo episódio, se volta para questões sociais relacionadas à alimentação, sempre com um convidado especialista no tema em debate. Os episódios, lançados sempre às segundas-feiras, já somam mais de 700 reproduções.

O Panela de Pressão tem apoio do programa de extensão Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida (Sabeq), coordenado pelas professoras Eliane Rocha e Solange Campos Vicentini. A professora Glauce Araujo, da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), também colabora com o projeto. O podcast já foi apresentado em diversos eventos, entre eles, o I Simpósio Internacional da Agenda de 2030 da ONU e Desenvolvimento Sustentável.

Confira abaixo os canais de comunicação do projeto:

Spotify: https://open.spotify.com/show/3aTqSXP7wa2KT4dgHmimxd

SoundCloud:https://soundcloud.com/podcast-panela-de-pressao

Instagram: https://www.instagram.com/podcastpaneladepressao/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCkHuubAkLcsSsxUZaDQAoWw

Site: https://podcast-panela-de-pressao.webnode.com/


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio