código do Google analytics ‘Matemática na Urca’ apresenta temas diversos a estudantes da graduação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / ‘Matemática na Urca’ apresenta temas diversos a estudantes da graduação

‘Matemática na Urca’ apresenta temas diversos a estudantes da graduação

Evento, que acontece até sexta-feira (25), integra a programação da 11ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Teve início na tarde desta quarta-feira, 23 de outubro, a 3ª edição do evento “Matemática na Urca”, organizado pela Escola de Matemática da UNIRIO e voltado para estudantes de graduação. Até esta sexta, professores e pesquisadores da UNIRIO e de outras instituições proferem palestras sobre temas da Matemática de interesse dos discentes.

Presente à abertura do evento, o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca ressaltou que o evento representa a excelência alcançada pela Escola de Matemática da UNIRIO. Professor de Matemática mais antigo da Universidade, Jutuca destacou o trabalho dos docentes da unidade. “Nossos estudantes podem ter certeza de que estão em boas mãos. Temos um grupo de docentes forte, muito bem preparado e disposto a colaborar”, avaliou.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Diógenes Pinheiro, apontou a importância da realização do evento durante a 11ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Não haveria época melhor para acontecer o ‘Matemática na Urca’. Estamos com eventos em diversas áreas do conhecimento, e este veio enriquecer e qualificar a programação”, disse.

Diretor da Escola de Matemática, Ronaldo Busse destacou o envolvimento dos professores na organização do evento e na escolha dos palestrantes. “O objetivo deste encontro são vocês, estudantes. Entendemos que as atividades complementares não são apenas horas a serem cumpridas, mas horas a serem cumpridas com qualidade”, afirmou.

Além de estudantes do curso presencial, o evento contou com a presença de alunos do curso de Matemática a Distância do polo de Petrópolis.

Programação

O decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Luiz Amâncio Junior, abriu a programação com a palestra “Teorema de Helly e aplicações”. Estabelecido em 1913 pelo matemático austríaco Eduard Helly, o teorema tem aplicações em áreas como engenharia e robótica.

O “Matemática na Urca” prossegue até esta sexta-feira, 25, no auditório do CCET (Av. Pasteur, 458, Urca).

Confira a programação no seguinte link: http://www2.unirio.br/unirio/ccet/matematica/news/matematica-na-urca-acontecera-dias-23-24-e-25-10


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio