código do Google analytics ‘Madre Joana dos Anjos’ será a próxima atração do Fórum de Psicanálise e Cinema — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / ‘Madre Joana dos Anjos’ será a próxima atração do Fórum de Psicanálise e Cinema

‘Madre Joana dos Anjos’ será a próxima atração do Fórum de Psicanálise e Cinema

por comunicacao — publicado 29/05/2019 08h32, última modificação 29/05/2019 08h32
A exibição ocorrerá nesta sexta-feira, dia 31 de maio, às 18h

O Fórum de Psicanálise e Cinema exibirá o filme Madre Joana dos Anjos, nesta sexta-feira, dia 31 de maio, às 18h. Após a sessão, que ocorrerá no Auditório Vera Janacópulos, haverá um debate com a participação da professora Ana Lúcia de Castro, idealizadora do Projeto, e com o psicanalista Neilton Silva. A entrada é franca.

Madre Joana dos Anjos, filme vencedor do Prêmio de Júri no Festival de Cannes de 1961, é um clássico do cinema polonês, dirigido e roteirizado por Jerzy Kawalerowicz. Baseado em fatos reais, passado no século XVII, a obra recria o episódio ocorrido em um convento localizado na Polônia. Um padre é enviado ao local para exorcizar a religiosa que dá título à obra, pois se acredita estar sob posse demoníaca. Lá, ele encontra suas próprias tentações à espera.  Com vigorosa direção de fotografia em preto e branco, o ambiente reforça o aprisionamento das freiras submetidas à rigidez religiosa, em regime autoritário e ameaçador .

 O Auditório Vera Janacópulos localiza-se na Av. Pasteur, 296, Urca. Outras informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com.

Sobre o Fórum

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes.

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento. As sessões acontecem sempre na última sexta-feira do mês, exceto em caso de feriados.

 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio