Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / ‘Incêndios’ é a próxima atração do Fórum de Psicanálise e Cinema

‘Incêndios’ é a próxima atração do Fórum de Psicanálise e Cinema

por Comunicacao UNIRIO publicado 26/10/2016 13h25, última modificação 26/10/2016 13h31

A edição de outubro do Fórum de Psicanálise e Cinema vai exibir e debater o filme Incêndios, dirigido e roteirizado pelo canadense Dennis Villeneuve. A sessão será na sexta-feira, dia 28 de outubro, às 18h, no auditório Vera Janacopulos, no campus da reitoria.

Baseado na terceira parte da tetralogia do escritor, teatrólogo e ator Wajdi Mouawad, a narrativa gira em torno de duas histórias paralelas, em formato não linear: a dos gêmeos Jeanne e Simon Marwan (Melissa Désormeaux-Poulin e Maxim Gaudette), que perdem a mãe, Nawal (Lubna Azabal), e se deparam com algumas surpresas na leitura de seu testamento; e o próprio passado de Nawal, que foi guerrilheira, presa e torturada. A produção investiga o trauma da guerra moderna no Oriente Médio, resgatando e recuperando tragédias, dramas familiares e revoltas ao longo de 50 anos.

O filme concorreu à melhor produção estrangeira do Oscar de 2011. Após a exibição, haverá análise do longa e debate. Durante o evento, estará à venda o livro Fórum de Psicanálise e Cinema: 20 filmes analisados, de autoria de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva.

O auditório Vera Janacopulos fica na Av. Pasteur, 296, térreo, no prédio da Nutrição – Urca. A entrada é franca.

Mais informações pelo e-mail forumpsicinema@gmail.com.  

Sobre o fórum:

O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes.

Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento.


Acesso a Informação Capes CNPQ