código do Google analytics ‘Espaços e Itinerários da Memória’ é tema de seminário internacional — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / ‘Espaços e Itinerários da Memória’ é tema de seminário internacional

‘Espaços e Itinerários da Memória’ é tema de seminário internacional

por comunicacao — publicado 14/03/2016 09h20, última modificação 16/03/2016 06h42
Evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social, acontece entre os dias 16 e 18 de março

O Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS) do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da UNIRIO promove entre os dias 16 e 18 de março o II Seminário Internacional de Memória Social (SIM) – Espaços e Itinerários da Memória. No primeiro dia de evento, as atividades serão realizadas no Auditório Vera Janacopulos, no campus da Reitoria. Já nos dias 17 e 18, o seminário acontece no Auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) e do Instituto de Biociências (Ibio).

Voltado para pesquisadores do campo dos estudos da memória social do Brasil e do exterior e também para estudantes de programas de pós-graduação de áreas afins, o II SIM traz na programação mesas-redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de publicações. O tema Espaços e itinerários da memória foi escolhido com o objetivo de evidenciar três eixos teórico-práticos de pesquisa no campo da memória: Instituições e mediações memoriais; Linguagens e paisagens da memória; e Memória e práticas sociais.

Participam como palestrantes convidados estudiosos de diversas universidades brasileiras, como USP, Uerj, UFMG, entre outras, e o evento ainda conta com o antropólogo francês Octave Debary, da Université Paris V, que ministrará a conferência de abertura Déchets de mémoires. A programação completa está disponível no link http://seminariosmemoriasocial.pro.br/programacao/

O Auditório Vera Janacopulos fica na Av. Pasteur, 296, no prédio da Nutrição, e o Auditório do CCET/Ibio se localiza na Av. Pasteur, 458, térreo, ao lado do PPGMS.

Octave Debary

O antropólogo e doutor em Etnologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, é professor da Université Paris V e pesquisador do Laboratoire d’anthropologie et d’histoire de l’institution de la culture,  Lahic. Sua pesquisa de pós-doutorado, realizada na Université Laval Québec (associada à rede de pesquisadores em patrimônio do Canadá) e intitulada Objets et mémoires: des objets recyclés à la mémoire rachetée, desenvolve uma abordagem antropológica da memória e dos museus. Entre suas últimas publicações no Brasil, destaca-se artigo na revista da Ufpel – Memória em rede, em que, a partir da ideia do Holocausto como um lugar de memória, busca problematizar os museus e memoriais em sua procura por representar o irrepresentável, indagando, para isso, os processos de exposição e comunicação.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio