código do Google analytics ‘Desenvolvimento sustentável’ será tema de exposição na Biblioteca Central — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / ‘Desenvolvimento sustentável’ será tema de exposição na Biblioteca Central

‘Desenvolvimento sustentável’ será tema de exposição na Biblioteca Central

por Comso publicado 07/10/2019 18h20, última modificação 08/10/2019 15h27

Conscientizar sobre a importância da relação entre os seres humanos e a comunidade da vida, para superar os conflitos entre os seres humanos decorrentes de discriminações e de diferenças inter-raciais, visando uma sociedade global de “desenvolvimento sustentável”. Essa é a proposta da exposição Sementes da Esperança: visões de sustentabilidade, passos rumo às mudanças, que será inaugurada no dia 21 de outubro, na Biblioteca Central da UNIRIO.

A cerimônia de abertura acontecerá na terça-feira, dia 22, às 18h. A exposição é realizada pela UNIRIO em parceria com as organizações Earth Charter International (ECI) e a Soka Gakkai International (SGI).

No total, são 39 painéis de 2 metros de altura por 1 metro de largura, com estrutura de perfis easy frame, bases de aço, tecidos impressos e sistema elétrico para luminárias individuais. A montagem Sementes da Esperança possui 24 painéis, dos quais um é reservado para os visitantes expressarem suas reflexões sobre as próprias ações, e a ala nacional “Ambiências Urbanas” é formada por 15 painéis.

Histórico

A exposição remete a 2002, quando a SGI apresentou, pela primeira vez, a montagem Sementes da Mudança. Na ocasião, a mostra conquistou o terceiro lugar na categoria das exposições independentes. A partir de então, foi traduzida para 13 idiomas, sendo visitada por 1,5 milhão de pessoas em 27 países e territórios.

Como resultado das discussões da Conferência Mundial, o período de 2005 a 2014 foi definido como a “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU”, com ações promovidas junto à sociedade civil. Em 2010, com a necessidade de realizar a atualização e a revisão do conteúdo da exposição, surge uma nova montagem: Sementes da Esperança.

O conteúdo da exposição apoia-se nos três fundamentos “Aprender, refletir e delegar poderes”, mencionados pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda, no texto “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, citado em sua proposta de meio ambiente de 2002.

A exposição permanece até o dia 1º de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

A Biblioteca Central se localiza na Avenida Pasteur, 436, Urca.

Leia mais.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio