ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / ‘Biblioteconomia em tempos de revolução tecnológica’ é tema de evento da Escola de Biblioteconomia que acontece até o dia 24 de setembro

A abertura do evento ocorreu nesta segunda-feira, dia 19 de setembro, no auditório Paulo Freire, no Centro de Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH)

A VIII Semana de Integração dos Estudantes de Biblioteconomia promove até o dia 24 de setembro o evento ‘Biblioteconomia em tempos de revolução tecnológica’. Na programação, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e debates.

A abertura do evento, que ocorreu nesta segunda-feira, dia 19 de setembro, no auditório Paulo Freire, contou com a presença do reitor,  Luiz Pedro San Gil Jutuca.  O reitor desejou boas-vindas aos estudantes e aconselhou aos alunos a aproveitarem ao máximo o tempo na Universidade. “ Vivam a Universidade intensamente, não apenas passem por ela”, aconselhou.

Durante a Semana, ocorrerá também o  Lançamento da Revista Chronos e Abertura da exposição de 100 anos da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO.

O auditório Paulo Freire localiza-se na Av. Pasteur, 458, Urca.

Confira a programação

19/09 - Segunda-feira: Histórico da relação entre Biblioteconomia e Tecnologia

09h – Mesa de abertura
09h45 – Palestra: Histórico da relação entre Biblioteconomia e Tecnologia
"Transformações nas práticas científicas: novos desafios aos bibliotecários" - Geni Chaves
"Biblioteconomia e Tecnologias Intelectuais: perspectivas sobre a educação, atuação e qualificação profissional" - Marcos Miranda
13h30 – CineSIEB: “Uma Cidade Sem Passado” + Palestra – Lidia Freitas
13h30 – Minicurso: Inclusão Social na Economia do livro: Perspectivas Tecnológicas. – Eduardo Alentejo, Amanda Salomão e Jayme Pinho.
18h – Palestra: “A BNDigital e sua trajetória ao longo dos 10 anos” – Angela Bettencourt
19h45 – Palestra: "A natureza social da Biblioteca Digital Mundial: Herança digital para representação da memória social no ciberespaço" - Eduardo Alentejo.

20/09 – Terça-feira: Catalogar, Indexar, Classificar: A Tecnologia do Acesso.

09h – Mesa-redonda: “Catalogar, Indexar, Classificar”, com Brisa Pozzi, Ludmilla Guimarães, Joice Ennes de Souza e mediação de Tatiana Almeida.
13h30 – CineSIEB: “J.Edgar” + Palestra – Geni Chaves
13h30 – Minicurso: Competência em Informação – Marianna Zattar.
18h – Mesa-redonda: “Arquitetura da Informação”, com Claudio Ribeiro, Bruno Rodrigues e mediação de Carlos Ferreira.
20h30 – Palestra sobre Acessibilidade em Bibliotecas: Cládice Diniz

21/09 – Quarta-feira: Patrimônio, Cultura e Redes: A Tecnologia da Política.

09h – Mesa-redonda: “Patrimônio, Cultura e Tecnologia”, com Arthur Bezerra, Fabiano Cataldo e Leila Ribeiro.
13h30 - CineSIEB: "Jongos, Calangos e Folias" + Palestra - Conceição Pires.
13h30 – Minicurso: Tratamento Técnico de Coleções Especiais – Fabiano Cataldo.
18h – Palestra: "A irreversabilidade do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação: apropriação dessas tecnologias nas Bibliotecas da Fiocruz" - Mônica Garcia
19h – Palestra:"A política sindical e o estado da arte na atual conjuntura" - Helena Cristina Cordeiro
20h – Palestra: “Curadoria Digital” – Aquiles Brayner.

22/09 – Quinta-feira: Gênero, Referência e Ensinagem: A Tecnologia do Olhar.

09h – Palestra: “Big Data” – Marcos Cavalcanti.
10h30 – “Os diversos portfólios do Profissional da Informação – experiência de 40 anos de mercado” – Todeska Badke.
13h30 – CineSIEB: "Minhas tardes com Marguerite" + Palestra – Marília Amaral.
13h30 – Minicurso: Redação de Artigos Científicos – Rosale Mattos.
18h – Mesa de lançamento da Revista Chronos e Abertura da exposição de 100 anos da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO.
19h30 – Mesa-redonda: “Estudos de Gênero e Diversidade – A Tecnologia do Olhar”, com Gilda Olinto, Glenda Melo, Cristian Santos, Carlos Tuffvesson e mediação de Laffayete Alvares Jr.

23/09 – Sexta-feira: O Potencial Inovativo das TICs nas Bibliotecas e na Educação

09h – Mesa-redonda: “As mídias sociais dentro e fora da biblioteca – Educação, Inovação e Tecnologia”, com Sônia Neves, Dempsey Bragante e mediação de Márcia Feijão.
10h45 – Palestra sobre Softwares em Biblioteca – Márcia Feijão.
13h30 – Minicurso: Atualização em Representação Descritiva – Recursos: Descrição e Acesso – Elisabete Gonçalves.
18h – Palestra: "A infraestrutura do Acesso Aberto como base dos sistemas de publicação científica na era digital" - Simone Weitzel
19h30 – Mesa-redonda: “Oportunidades para empreender na área de Gestão da Informação no Rio de Janeiro”, com Daniela Spudeit, Guilma Viruez e Marcelle Rebello.
20h50 – Lançamento do livro “Empreendedorismo na Biblioteconomia”
21h20 – Plenária Final

24/09 – Sábado

09h – Oficina Lúdica de Metodologia de Pesquisa – Márcia Medeiros.
20/09 – Terça-feira: Catalogar, Indexar, Classificar: A Tecnologia do Acesso.
13h30 – CineSIEB: “J.Edgar” + Palestra – Geni Chaves
13h30 – Minicurso: Competência em Informação – Marianna Zattar.
20h30 – Palestra sobre Acessibilidade em Bibliotecas: Cládice Diniz

Abertura VIII Semana de Integração dos Estudantes de Biblioteconomia (Foto: COMSO)